Mac OS

Apresentação do Mac OS: O Sistema operativo da Macintosh teve várias alterações durante os mais de trinta de anos de existência. Mais abaixo…

Apresentação do Mac OS

O Sistema operativo da Macintosh teve várias alterações durante os mais de trinta de anos de existência. Mais abaixo podemos encontrar as principais alterações ao sistema operativo ao longo dos anos.

Em janeiro de 1984 o System 1 foi lançado. Este foi primeiro sistema operativo baseado em GUI (Interface gráfica do utilizador) disponível para os consumidores. Era um sistema único porque não tinha linha de comando, o que todos os outros computadores usados na altura tinham. A GUI foi baseada no trabalho de Steve Jobs, que ele tinha observado quando visitou o Xerox PARC quase cinco anos antes, e é a mais antiga iteração de todos os sistemas operativos que usamos hoje. Os ícones utilizados pelo sistema operativo original foram criados pela Susan Kare e muitos ainda estão em uso hoje.

Em janeiro de 1986 o System 3 foi lançado. Este sistema operativo foi significativo para a Macintosh e para a informática porque teve as primeiras instâncias de Hierarchical File System (hierarquia do sistema de ficheiros), o que permitiu que os ficheiros fossem armazenados num formato em árvore de diretórios que agora estamos acostumados. Antes disso, os ficheiros só podiam estar armazenados apenas num nível mais baixo.

Em maio de 1999 o System 7 foi lançado. Após várias iterações, o System 7 foi lançado na mais ampla gama de plataformas de sempre. Foi o primeiro sistema operativo a precisar de um disco rígido, uma vez que era grande demais para trabalhar confortavelmente com disquetes. Ele também foi um dos primeiros a ter recursos como o de arrastar e soltar ficheiros, a capacidade de usar memória virtual, e o primeiro sistema operativo a ser usado para a nova plataforma PowerPC (Performance Optimization With Enhanced RISC – Performace Computing) da Apple.

Em janeiro de 1997 o Mac OS 7.6 foi lançado. Esta foi a primeira versão a usar Mac OS no nome, deixando cair o “System”. Isso surgiu da necessidade da Apple de autenticar o sistema operativo, uma vez que ele estava a aparecer em muitos computadores que não eram da Apple.

Em julho de 1997 o Mac OS 8 foi lançado. Este sistema operativo marcou o regresso de Steve Jobs para a Apple, e vendeutrês milhões de cópias em seis meses. Ele apresentava um estilo visual atualizado conhecido como Platinum. O Mac OS 8 também foi o sistema operativo que apareceu nos primeiros iMacs que foram lançados em 1998, uma vez que a Apple começou a explorar computadores All-in-one.

Em outubro de 1999 o Mac OS 9 foi lançado. Este sistema operativo foi uma espécie de transição entre o OS 8 (foi chamado 8.7 em desenvolvimento), e o OS X. Acrescentou um maior suporte para a rede sem fios Airport e atualizações de software remoto.

Em março de 2000 o Mac OS X Unveiled foi lançado. Depois dos lucros continuarem a cair na Apple, chamaram o Steve Jobs para CEO interino e deram-lhe total liberdade para fazer as mudanças que ele achasse necessário. O seu principal objetivo foi atualizar a interface do Mac OS. A inteface, Aqua, era um olhar mais brilhante e moderno para o sistema operativo. Duas características notáveis incluíram os botões de controlo coloridos no canto superior esquerdo de aplicações, e o Dock, um novo menu para o lançamento de aplicações. Esta versão do OS X recebeu o cognome “Cheetah”.

Em agosto de 2002 o Jaguar (OS X 10.2) foi lançado. O Jaguar foi a primeira versão do OS X comercializado pelo seu cognome. Era muito mais rápido e mais estável do que as versões anteriores do OS X, que foram criticadas por serem extremamente lentas. Este sistema lançou um livro de endereços atualizados, bem como um filtro de SPAM (publicidade em massa) para o email.

Em abril de 2005 o Tiger (OS X 10.4) foi lançado. Foi um sistema operativo muito esperado e foram vendidos dois milhões de cópias depois de apenas seis semanas à venda. Ele também foi o primeiro sistema operativo para computadores Apple com processadores Intel x86.

Em outubro de 2007 o Leopard (OS X 10.5) foi lançado. O Leopard representou uma mudança visual dramática do Tiger.

Em junho de 2011 o Lion (OS X 10.7) foi lançado. Este sistema começou a marcar a fusão entre o iOS (sistema operativo usado em dispositivos móveis, tais como, o ipad e o iphone) e os computadores Mac.

Ao longo da última década, o OS X evoluiu para uma poderosa plataforma, servindo também, como núcleo para o iOS.

616 Visualizações 1 Total
616 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.