Acetil-CoA
O Acetil-CoA (ou Acetilcoenzima A) é um composto orgânico que desempenha um papel chave no metabolismo celular e que resulta da ligação de um grupo acetilo à coenzima A (CoA).
Representação da molécula de Acetil-CoA
Fórmula molecular | C23H38N7O17P3S |
Massa molar | 809,57 g/mol |
O acetil-CoA é constituído por um grupo acetilo (CH3CO), ligado através de uma ligação tioéster, a uma coenzima A (CoA), derivada da vitamina B5 (ácido pantoténico) e da cisteína.
Síntese do acetil-CoA
O acetil-CoA é produzido predominantemente na matriz mitocondrial como resultado do metabolismo dos carboidratos através da glicólise, do metabolismo dos ácidos gordos através da β-oxidação e, numa proporção menor, do catabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada.
O piruvato resultante da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa realizada pelo complexo piruvato desidrogenase, resultando na formação de acetil-CoA, CO2 e NADH.
Por outro lado, os ácidos gordos livres no citosol são convertidos ao longo de vários passos em acil-CoA que, por sua vez, é degradado por β-oxidação num ciclo de 3 reações sucessivas: desidrogenação, hidratação e oxidação. O acetil-CoA é finalmente libertado por ação da tiolase.
Os aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina) também podem servir de fonte para a produção de acetil-CoA ao serem convertidos por transaminação em α-cetoácidos de cadeia ramificada que, por sua vez, são processados através de várias reações catalisadas pelo complexo desidrogenase dos α-cetoácidos de cadeia ramificada, produzindo acetil-CoA entre outros produtos.
Em determinadas condições ou em caso de problemas na produção de acetil-CoA mitocondrial, as células também são capazes de produzir acetil-CoA no citosol. Por exemplo, em condições de hipóxia, a glutamina presente no citosol pode passar por uma carboxilação redutiva originando acetil-CoA. Por outro lado, o acetato, por ação da acetil-CoA sintase, também dá origem a acetil-CoA.
Funções
A síntese de acetil-CoA é uma reação muito exergónica cuja energia permite a realização de uma grande variedade de reações químicas intracelulares.
Participa em vários processos metabólicos, seja como intermediário ou como molécula sinalizadora, controlando o equilíbrio entre as reações de catabolismo e anabolismo.
Alguns exemplos das vias metabólicas nas quais o acetil-CoA participa de forma natural:
- Biossíntese da acetilcolina
- Biossíntese de ácidos gordos
- Biossíntese de esteróides
- Biossíntese de melatonina
- Ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs)
- Degradação da lisina
- Degradação de valina, leucina e isoleucina
- Degradação do etanol
- Hipercolesterolemia
- Metabolismo dos aminoaçúcares
- Metabolismo de ácidos gordos
- Metabolismo da cafeína
- Metabolismo dos corpos cetónicos
- Metabolismo da glicina e serina
- Metabolismo do glutamato
- Respiração celular
- Leucinose , etc.
Localização no organismo
Órgãos:
Tecidos:
Células:
Localização subcelular
- Citoplasma
- Complexo de Golgi
- Extracelular
- Membrana celular
- Mitocôndria
- Núcleo
- Peroxissoma
- Retículo endoplasmático
References:
- Hmdb.ca. (2017). Human Metabolome Database: Showing metabocard for Acetyl-CoA (HMDB0001206). [online] Available at: http://www.hmdb.ca/metabolites/HMDB0001206 [Accessed 10 Dec. 2017].
- Pietrocola, F., Galluzzi, L., Bravo-San Pedro, J., Madeo, F. and Kroemer, G. (2015). Acetyl Coenzyme A: A Central Metabolite and Second Messenger. Cell Metabolism, 21(6), pp.805-821.
- Pubchem.ncbi.nlm.nih.gov. (2017). Acetyl-CoA. [online] Available at: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/acetyl-CoA#section=Top [Accessed 10 Dec. 2017].