Citoplasma

O termo citoplasma é usado para designara toda a região interna da célula, que preenche o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo.

Costuma-se dizer que as células eucariontes são compostas de três componentes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Aspecto

Ao microscópio óptico o citoplasma apresenta-se como uma massa em geral pouco heterogênea, com certa fluidez que varia conforme o tipo de célula e as condições a que ela está exposta. Por exemplo, uma ameba tem grande mobilidade e fluidez do citoplasma, enquanto que uma célula óssea possui muito fosfato de cálcio que lhe dá imensa rigidez e baixa fluidez e mobilidade.

Cytoplasmic_steaming_1

Células vegetais de Elodea vivas observadas em microscópio óptico sem adição de corantes. Figura adaptada de: http://www.microscope.com/education-center/how-to-guides/microscope-experiments/cytoplasmic-streaming/

Na observação de células vivas, como na figura anterior de uma folha de Elodea ao microscópio óptico, pode-se observar o movimento dos cloroplastos na célula. Esse movimento tem velocidade variável de acordo com a luminosidade e temperatura que a célula recebe.

O movimento do citoplasma é chamado de ciclose. O citoesqueleto está diretamente envolvido nesse movimento.

Observe o interior de protistas vivos no seguinte vídeo:

Para melhor observação do citoplasma pode-se fazer uso de corantes apropriados, conforme o que se quer observar. Algumas técnicas de coloração levam à morte celular, com isso não é possível observar a célula em funcionamento e certos movimentos do citoplasma.

Ao microscópio eletrônico é possível observar a grande diversidade de estruturas encontradas no citoplasma, como os organelos, grânulos de reserva, cristais etc., dependendo do tipo de célula analisado.

graphic-1.large

Micrografia eletrônica de um neutrófilo de rato. Figura adaptada de: http://www.bloodjournal.org/content/94/9/3141?sso-checked=true

Constituição

Essencialmente o citoplasma é composto três componentes: citosol, organelos e depósitos de diversas substâncias.

O citosol, também chamado de matriz citoplasmática, compreende a parte líquida com predominância de água e muitas substâncias dissolvidas, como proteínas, aminoácidos, glicídios, lipídios, ácidos nucleicos e íons minerais.

Mergulhados no citosol encontramos uma rede proteica denominada citoesqueleto e vários organelos, como mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático etc.

Os materiais depositados, também chamados de inclusões, podem ser de grânulos de glicogênio ou de amido, gotas de lipídeos, cristais etc., conforme o tipo de célula.

Funções

No citoplasma ocorrem inúmeras reações bioquímicas de importantes vias metabólicas, como a glicólise anaeróbica.

2892 Visualizações 2 Total

References:

http://www.bloodjournal.org/content/94/9/3141?sso-checked=true

http://www.microscope.com/education-center/how-to-guides/microscope-experiments/cytoplasmic-streaming/

DE ROBERTIS, Eduardo M. F; HIB, José. Base da Biologia Celular e Molecular. Tradução Antônio Francisco Dieb Paulo. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006 (4ª edição).

JUNQUEIRA, Luíz C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. São Paulo: Guanabara Koogan, 2012 (9ª edição).

2892 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.