Plaquetas

As plaquetas (ou trombócitos) fazem parte do grupo de células que representam os elementos figurados do sangue. São corpúsculos anucleados e com a forma de disco e resultam de fragmentos de células gigantes da medula óssea, os megacariócitos (um megacariócito pode dar origem a cerca de 1000 plaquetas). As plaquetas só existem nos mamíferos e possuem um tempo médio de vida de 10 dias, sendo destruídas pelo baço. A produção de novas plaquetas é controlada pela hormona trombopoietina, que é produzida pelo fígado.

A principal função das plaquetas é ajudar na coagulação do sangue, contribuindo para a formação de tromboplastina, fator importante para a transformação de fibrinogénio em fibrina, para formar o coágulo, após uma lesão num vaso capilar. As plaquetas possuem também propriedades secretoras e de contração que são muito importantes no controlo da hemostasia do organismo e ajudam na reparação do vaso capilar após uma lesão.

As plaquetas possuem organelos, como mitocôndrias, microtúbulos, grânulos de glicogénio, entre outros, assim como os sistemas necessários para o metabolismo celular. Os organelos principais visualizados através de microscopia eletrónica são os grânulos alfa (contém fibrinogénio e um fator de crescimento plaquetário, que estimula a cicatrização dos vasos sanguíneos), os grânulos densos (possuem serotonina e adenosina difosfato), os lisossomas (contém enzimas características deste tipo de organelo) e os microperoxissomas (possuem atividade de peroxidase).

 

 

  

Referências Bibliográficas:

Barbara Young, James S. Lowe, Alan Stevens, John W. Heath (2006). Blood. Wheater’s Functional Histology (5th ed., pp. 46-64). Estados Unidos da América: Churchill Livingstone.

Junqueira, L. C., & Carneiro, J. (2008). Células do Sangue. Histologia Básica: texto|atlas (11ª ed., pp. 221-236). Rio de Janeiro, Brasil: Guanabara Koogan.

Sherwood, L. (2010). The Blood. In Y. Cossio (Ed.), Human Physiology: From Cells to Systems (7th ed., pp. 391-415). Estados Unidos da América: Brooks/Cole Cengage Learning.

979 Visualizações 1 Total
979 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.