CPA (custo por aquisição)

Noção e funcionamento de uma campanha CPA ou custo por aquisição

custo por aquisição

CPA (custo por aquisição) designa um sistema para o pagamento de anúncios oferecido pelo Google AdWords no qual o anunciante paga somente quando uma conversão é efetuada no seu site em vez de pagar pelo preço do clique (CPC) ou pelo valor de mil exibições de anúncios (CPM), por exemplo.

 

A sigla CPA, custo-por-aquisição (em inglês, “cost per action”) é um inteligente sistema de lances projetado para ajudar os anunciantes a atingir conversões (vendas, inscrições, leads, etc) e obter maior retorno.

 

Como funciona o CPA?

Este sistema do Google AdWords analisa todo o histórico do anunciante e encontra o CPC ideal para as suas campanhas. Como? Realizando diversos cálculos para garantir que está a oferecer ao anunciante a pesquisa mais relevante para o seu negócio. Estes cálculos são baseados em vários fatores, tais como o histórico de conversões e taxas de CPC que só muito dificilmente poderiam ser analisados de forma manual, mas que com a ajuda do Google são realizados de forma automatizada, rápida e continua.

A ferramenta sugere, assim, o valor dos lances de CPA médios a serem pagos por uma conversão pelo anunciante e se o mesmo não concordar com o valor determinado pelo Google AdWords, pode estipular o valor máximo dos lances que está disposto a pagar pelas suas conversões.

Apesar de este sistema automatizado retirar algum controle ao anunciante, em relação ao posicionamento dos seus anúncios e sofrer a influência de variáveis como a taxa de cliques (CTR) e o índice de qualidade de anúncios, é uma ferramenta muito fácil de utilizar, económica e eficaz a nível de estratégias de Inbound Marketing.

 

Como ativar o CPA?

Para ativar o CPA é necessário que a campanha no Google AdWords atenda a alguns pré-requisitos, nomeadamente ter o acompanhamento de conversões ativo e ter obtido pelo menos 15 conversões nos últimos 30 dias.

Alcançados esses requisitos, o anunciante pode determinar, nos detalhes da campanha, as opções de lance e de orçamento, marcando a opção “foco” em “conversões” e ativando assim a otimização.

Depois é só definir o tipo de lance de CPA que pretende utilizar, podendo recorrer à ajuda do Google AdWords que recomenda automaticamente lances para as campanhas.

De ressalvar que o anunciante terá de definir se o seu lance será o CPA máximo ou o CPA desejado, também conhecido como CPA médio:

 

CPA máximo – permite especificar um valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por cada conversão.

CPA médio – permite definir um valor médio que o anunciante gostaria de pagar por conversão. Se mais tarde resolver alterar essa opção, pode fazê-lo.

 

O anunciante também pode avaliar o uso dos lances de CPA para as suas campanhas de links patrocinados, desde que tenha o cuidado de efetuar estudos e comparações para ver se as mudanças não irão prejudicar o seu retorno sobre os investimentos. Isto faz parte, precisamente, das melhores práticas para uso do CPA: determinar se um determinado lance é o ideal.

 

 

Diferenças entre CPA, CPC, CPM, CPV e CPL

 

CPA, custo por aquisição

O CPA é pago apenas quando o utilizador conclui determinada ação, que pode ser uma compra num site, uma inscrição numa newsletter, um download ou qualquer outra ação definida pela estratégia de Marketing Digital do anunciante.

 

CPC, custo pago por clique

O CPC (ou PPC) é o método mais utilizado no Google porque cobra apenas quando o utilizador clica no anuncio. Há três critérios dentro do CPC:

 

PC máximo – valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por um clique.

PC real – valor exato que o anunciante vai pagar por um clique.

PC médio – valor médio pago por clique, baseado no histórico de cliques da campanha.

 

CPM, custo por mil impressões

O CPM também é bastante utilizado, nomeadamente na compra de espaço em sites ou blogs, porque o anunciante paga apenas quando se alcançarem as mil impressões ou visualizações, ou seja, o valor pré-estabelecido é pago assim que se atinja o CPM, independentemente do tempo que essa ação demore.

 

CPV, custo por visualização

O CPV é uma opção indicada para vídeos, pois o lance é definido pelo valor que o anunciante está disposto a pagar sempre que seu vídeo for visto por um utilizador. Aqui não interessam os cliques nem o número de pessoas que entraram em determinada página. Se a ação de play no vídeo não acontecer, o anunciante não tem nada a pagar.

 

CPL, custo por lead

O CPL é um método direcionado, principalmente, a campanhas de afiliados do Google através do recrutamento de registos ou vendas, sempre que o lead efetuar a compra pelo link do afiliado. Por outras palavras, é preciso que ocorra a conversão proposta para que o anunciante efetue o pagamento. Por exemplo, se um utilizador se registar num site ou assinar uma newsletter, torna-se um prospect ou potencial cliente para a empresa que anunciou.

714 Visualizações 1 Total
714 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.