Subordinado

Conceito de Subordinado: O conceito de subordinado está directamente relacionado com o de hierarquia e significa a pessoa que está imediatamente abaixo de…

Conceito de Subordinado

O conceito de subordinado está directamente relacionado com o de hierarquia e significa a pessoa que está imediatamente abaixo de uma outra pessoa numa linha hierárquica e que, por isso, está directamente dependente das suas ordens e da sua supervisão. Desta forma, todos os membros de uma organização são subordinados de uma outra pessoa (o seu superior hierárquico) excepto, obviamente, a pessoa que ocupa o topo da hierarquia.

Uma condição essencial para que a gestão das pessoas funcione adequadamente é a de que cada trabalhador seja subordinado de uma única pessoa, de forma a que não exista contradição nas ordens dadas ou na forma como são executadas as tarefas de delegação e de supervisão. Esta condição não deve, contudo, ser entendida de uma forma demasiado rígida: de facto, muitas vezes ou superior pode ser não uma pessoal considerada individualmente mas sim um órgão composto por mais do que uma pessoa mas que atua perante o subordinado como se de uma única pessoa se tratasse. Pode acontecer também existir mais do que uma chefia: por exemplo, quando a chefia varia consoante o momento ou consoante a tarefa que está a ser executada ou ainda consoante o projecto em que se está envolvido. Em estruturas organizacionais do tipo matricial, acontece também que para determinadas áreas a chefia é exercida por um superior e para outras áreas por um outro superior – por exemplo, em áreas relativas a questões funcionais a chefia é exercida por um gestor funcional e em questões relacionadas com o projecto em que se está envolvido, a chefia é exercida pelo gestor de projecto.

3956 Visualizações 1 Total
3956 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.