Apresentação da Estrutura Matricial
A Estrutura Matricial é um tipo específico de estrutura organizacional utilizada nas organizações, que procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas. Para isso, a par da divisão da organização por projectos, grupos de clientes ou unidades de produção, são designados os chamados chefes de projecto, dependentes de um director de chefes de projecto. Para cada um dos projectos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projecto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando).
Vantagens e desvantagens da Estrutura Matricial:
As principais vantagens deste tipo de estrutura são a grande orientação para os resultados, mantendo a identificação por especialidade.
Como principais desvantagens destacam-se a possibilidade de conflitos entre os diversos comandos, obrigando a uma permanente comunicação com os gestores de topo. Para minimizar o risco de conflitos, é imprescindível uma clara definição das áreas de autoridade de cada linha de comando sobre os subordinados.