Estrutura Divisionalizada

Apresentação do conceito e das principais características da estrutura divisionalizada. Principais vantagens e desvantagens deste tipo de estrutura…

Conceito de Estrutura Divisionalizada

A Estrutura Divisionalizada é um tipo de estrutura organizacional e consiste na utilização de critérios de unidades autónomas ou divisões para a divisão do trabalho. Cada uma destas divisões corresponde a uma unidade autónoma na política a seguir para atingir os objectivo fixados pela Direcção Geral, possuindo um mercado próprio a explorar e os meios necessários para essa exploração. Este tipo de estrutura é caracterizado ainda pela existência uma Direcção Geral (que orienta as políticas de longo prazo de todo o conjunto e assegura o controlo de gestão e arbitra os conflitos) e um Staff Central (que estuda projectos a longo prazo, aperfeiçoa métodos de controlo de gestão e recolhe informações diversas para apresentação à Direcção Geral e às Divisões).

A estrutura divisionalizada é muito frequente em organizações que possuem diversas delegações (unidades fabris ou outras) afastadas geograficamente. Nestes casos, cada divisão corresponde a uma das delegações da organização.

Apresenta como principais vantagens a descentralização na tomada de decisões através da passagem de parte da autoridade para níveis mais baixos da hierarquia. Por outro lado, permite uma maior focalização das actividades e adaptação aos clientes em determinada região. Como principais desvantagens, destacam-se as maiores dificuldades de controlo por parte da gestão de topo e também o facto de exigir um maior número de pessoas com capacidades de gestão.

Uma das variantes da estrutura por divisão é a organização por projectos, a qual é geralmente aplicada quando as tarefas desempenhadas exigem elevados conhecimentos técnicos e/ou capacidade criativa (como são os casos da auditoria, consultoria, publicidade, entre outros) ou quando a produção é unitária (o inverso da produção standard ou em série). Aqui, cada divisão corresponde a um projecto específico; cada um desses projectos possui os equipamentos e meios (incluindo pessoal especializado) necessários para a execução do projecto.

Outra possibilidade da estrutura divisionalizada é a divisão por tipo de cliente, a qual permite uma melhor focalização na satisfação das necessidades dos consumidores.

Apesar das importantes vantagens, a criação deste tipo de estruturas apresenta alguns condicionalismos na sua implementação, nomeadamente a boa definição das competências de cada divisão, a definição de planos e sistemas que permitam a boa difusão da informação e uma coordenação e controlo efectivo por parte da gestão de topo.

5164 Visualizações 1 Total
5164 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.