Estrutura Hierárquica

Apresentação do conceito de estrutura hierárquica. Principais vantagens e desvantagens deste tipo de estrutura organizacional…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Estrutura Hierárquica

A estrutura hierárquica é um tipo de estrutura organizacional baseada apenas em critérios de hierarquia. A utilização deste tipo de estruturas apenas têm alguma possibilidade de sucesso em organizações de pequena dimensão e que utilizem mão-de-obra com baixas qualificações e em que não exista necessidade de especialização. As vantagens mais visíveis deste tipo de estrutura é a sua grande simplicidade, facilitando a coordenação e o controlo das actividades e possibilitando uma maior rapidez na tomada de decisões. Como desvantagens destacam-se o facto de não permitir a especialização do pessoal e, em simultâneo, levar a uma excessiva centralização da autoridade no topo da hierarquia.

12608 Visualizações 1 Total
12608 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.