Trabalhador

Conceito de Trabalhador – Trabalhador é todo aquele que, em troca de algum tipo de remuneração, desenvolve algum tipo de trabalho, quer seja de forma (…)

Conceito de Trabalhador

Trabalhador é todo aquele que, em troca de algum tipo de remuneração, desenvolve algum tipo de trabalho, quer seja de forma independente e por conta própria, quer seja integrado numa organização e sob as ordens desta. Em termos jurídicos e fiscais, é considerado como trabalhador independente todo o trabalhador que desenvolve o trabalho por conta própria, não estando dependente de qualquer estrutura hierárquica e utilizando os seus próprios meios e instrumentos de trabalho. Como trabalhador dependente é considerado todo aquele que está integrado numa equipa de trabalho ou organização, sob dependência directa da estrutura hierárquica da organização e utilizando os meios e instrumentos de trabalho pertencentes a essa mesma organização.

No contexto das organizações, pode ainda ser distinguido o trabalhador gestor e o trabalhador não gestor sendo o primeiro todo aquele que tem alguma autonomia e poder de decisão ao nível da gestão e o segundo todo aquele que não tem poder de decisão de gestão, ocupando por isso a base da estrutura hierárquica. Em alguns contextos é vulgar chamar aos trabalhadores gestores apenas gestores e aos trabalhadores não gestores apenas trabalhadores. É muito vulgar também a palavra trabalhador ser substituída por colaborador de forma a alargar o conceito e não ficar dependente da associação ao trabalho.

7469 Visualizações 1 Total
7469 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.