Gestão (ou Administração) Comercial

Apresentação do conceito de Gestão Comercial (ou Administração Comercial) e das principais tarefas de âmbito comercial…

Conceito de Gestão Comercial

A Gestão Comercial é, juntamente com a Gestão da Produção, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos, uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização, nomeadamente em organizações empresariais. A esta área funcionais cabe a execução de tarefas de âmbito comercial e de marketing externo, nomeadamente:

  • O estudo da envolvente externa e das capacidades da própria organização a fim de realizar previsões de vendas, determinar as principais ameaças e oportunidades que se apresentam à organização e determinar os seus principais pontos fortes e fracos (ver Análise SWOT).
  • A organização e controlo das acções comerciais e de marketing, incluindo a definição das estratégias comerciais e das políticas de actuação.
  • A criação, análise e acompanhamento de segmentos de mercado e de famílias de produtos.
  • A gestão do relacionamento com os clientes incluindo a definição da forma de angariação, a definição dos serviços complementares e dos serviços pós-venda e a gestão de reclamações.
  • A gestão da força de vendas, incluindo o seu dimensionamento e a definição da forma de estruturação e de atuação no mercado.
10541 Visualizações 1 Total
10541 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.