Envolvente Externa

Apresentação do conceito/significado de Envolvente Externa; a importância do estudo da envolvente externa para a gestão; fontes de informação…

Conceito de Envolvente Externa

A expressão envolvente externa (ou meio envolvente externo ou ainda ambiente externo) designa todo o conjunto de variáveis externas à organização mas que a influenciam, directa ou indirectamente e que poderão também ser influenciadas por ela própria. Nesta envolvente externa inclui-se o contexto económico, contexto tecnológico, contexto sócio-cultural, contexto político-legal (a chamada envolvente contextual) , e ainda um conjunto de elementos que actuam mais próximo e directamente com a organização, tais como os clientes (atuais e futuros), os fornecedores, os concorrentes, os prescritores, as entidades financeiras, as organizações sindicais, a comunicação social, entre outros.

A análise e adequado conhecimento da envolvente externa é essencial para o planeamento (incluindo o estabelecimento de objetivos – que devem estar enquadrados com as condições da envolvente externa – o a definição de estratégias e políticas para atingir esses mesmos objetivos) e para o processo de tomada de decisão. As fontes de informação sobre a envolvente externa são inúmeras e muito diversificadas e incluem fontes de informação internas (registos de faturação/vendas/compras, registos de contactos com clientes, fornecedores, questionários a clientes e a fornecedores, registos de reclamações, sugestões, entre muitas outras) e externas (estudos de mercado, estatísticas efectuadas por organizações públicas e privadas, informação contabilística e financeira disponibilizada por entidades públicas e privadas, etc.).

5167 Visualizações 1 Total
5167 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.