Contexto Tecnológico

Conceito de Contexto Tecnológico

O Contexto Tecnológico designa um grupo de variáveis contextuais com influência no desempenho e na actividade de uma empresa ou organização e traduz o progresso técnico da sociedade, o qual condiciona as inovações ao nível dos processos produtivos e dos produtos.

São exemplos de variáveis do Contexto Tecnológico as seguintes:

  • Inovações tecnológicas: Podem constituir importantes fontes de diferenciação no mercado, se as organizações souberem explorar o potencial das novas tecnologias. Um dos exemplos mais actuais é o verdadeiro boom da Internet e do comércio electrónico, que tem vindo a abrir novas oportunidades em especial para as pequenas e médias empresas. Pelo contrário, a falta de atenção aos desenvolvimentos técnicos pode ser fatal para os produtores menos competitivos. As inovações de processos são igualmente importantes, uma vez que não basta introduzir novos produtos, é também preciso saber melhorar os processos de fabrico e comercialização da actual linha de produtos.
  • Aspectos legais nos países ou mercados geográficos onde a organização opera, nomeadamente: legislação e protecção de patentes; programas de incentivo à investigação e desenvolvimento; adopção ou não de normas internacionais de qualidade. Qualquer uma destas variáveis tem, sem dúvida, uma forte influência no dia-a-dia das organizações, condicionando a sua estratégia e os seus objectivos.
6308 Visualizações 1 Total
6308 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.