Contexto Económico

Conceito de Contexto Económico

O contexto económico designa um grupo de variáveis contextuais com influência no desempenho e na actividade e traduz a situação económica e determina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade.

São exemplos de variáveis do contexto económico as seguintes:

  • PIB (Produto Interno Bruto): A importância da análise do PIB e da sua evolução reside na sua grande influência sobre a actividade empresarial em geral. De facto, enquanto o crescimento sustentado do PIB cria incentivos a maiores níveis de investimento e de consumo privado e, por isso, a maiores níveis de actividade empresarial, o decréscimo do PIB conduz à redução da procura de bens e serviços e, por consequência, à redução da actividade empresarial. Convém referir que a análise da evolução do PIB noutros países também se torna importante na medida em que os seus efeitos se propagam cada vez mais rapidamente a todos os outros dada a intensificação da globalização económica. Um bom exemplo é o da “crise asiática” de 1998 que com maior ou menor intensidade se alastrou a todos os países europeus provocando um decréscimo da procura externa dirigida às empresas portuguesas. Naturalmente que, se a organização desenvolve actividades a nível internacional, a análise da evolução do PIB nos países com os quais mantém relações comerciais tem um impacto directo na sua actividade, assumindo, por isso, ainda maior importância.
  • Taxa de inflação e a taxa de juros: Tal como a evolução do PIB, a evolução da taxa de inflação e a taxa de juros tem enorme influência na actividade empresarial: enquanto baixas taxas de inflação e de juros proporcionam maior confiança e reduzem os custos dos agentes económicos, incentivando o investimento em capacidade produtiva pelas empresas e a aquisição de bens e serviços pelos consumidores, as elevadas taxas de inflação e de juros têm naturalmente o efeito inverso. Em alguns casos, a taxa de juros tem um efeito muito mais directo como são os casos dos sectores da construção civil dado o facto de a maioria das aquisições serem efectuadas a crédito.

O contexto económico de qualquer organização inclui ainda variáveis como as taxas de câmbios, a taxa de desemprego, a balança comercial, os custos energéticos e a taxa de poupança dos agregados familiares. Em função do tipo de actividade desenvolvida por cada organização, qualquer um destes factores pode ter um impacte maior ou menor no seu desenvolvimento a longo prazo.

11601 Visualizações 1 Total
11601 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.