Cliente

Conceito de Cliente – Na maioria dos contextos é considerado como cliente de uma entidade todo aquele que decide a compra de determinado bem (…)

Conceito de Cliente

Na maioria dos contextos é considerado como cliente de uma entidade todo aquele que decide a compra de determinado bem ou serviço oferecido por essa mesma entidade. Assim, pode-se distinguir o cliente directo (aquele que compra directamente à entidade e que poderá ser um intermediário ou distribuidor) e o cliente final (aquele que compra para satisfação de uma necessidade sua ou de alguém a quem oferece o bem – por exemplo um filho).

O conceito de cliente deve ser distinguido também do conceito de consumidor, os quais não são necessariamente coincidentes – numa situação em que alguém compra para oferecer, o cliente é esse alguém que compra enquanto o consumidor é quem efectivamente consome o bem oferecido.

Outra distinção importante é a distinção entre o cliente e o pagador. Numa perspectiva comercial ou de marketing o cliente é que decide a compra e não necessariamente quem a paga. Esta distinção é importante no caso de produtos destinados a crianças e jovens. Em muitas situações é a criança ou o jovem que decide (ou influencia de forma decisiva) a compra, devendo este ser considerado como o cliente, apesar de quem paga poderem ser os pais. Numa compra de produtos para bebé, os decisores serão os pais apesar do consumidor ser o bebé pelo que deverão ser considerados como clientes os pais e não o bebé.

8633 Visualizações 1 Total
8633 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.