Modelo dos 4 A’s (Composto de Marketing)

O que é o modelo dos 4 A’s – conceito, definição, significado do Modelo dos 4 A’s; Interligação com outros compostos de marketing.

Apresentação do Modelo dos 4 A’s

Inicialmente designado por Sistema Integrado de Marketing, o Modelo 4 A’s, desenvolvido pelo professor Raimar Richers em 1973, é um modelo de gestão que inclui as funções básicas da Gestão de Marketing nas interações entre a organização e a sua envolvente externa, em função dos seus objetivos. Estas funções descritas no modelo podem ser divididas em quatro fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação (os “4 A’s”).

  1. Análise: a análise visa identificar as forças existentes na envolvente externa da organização. Exemplos destas forças são a economia, a política, a sociedade, a concorrência, a legislação e a tecnologia e suas interações com a empresa. Os meios que podem ser utilizados para identificar as forças existentes são a pesquisa mercadológica e o sistema de informações em marketing. Com esta análise deverá ser possível identificar o quê, onde, como, quando, por quê e quem compra, a fim de estimar a procura de mercado e o potencial de consumo.
  2. Adaptação: a adaptação corresponde ao processo de adequação da oferta da organização às necessidades dos consumidores identificadas na análise. Para isso recorre-se ao posicionamento do produto em termos de design, características e qualidade, branding, embalagem, preço e serviços complementares.
  3. Ativação: à ativação é também dada a designação de composto comunicacional que, juntamente com o composto de produtos, forma o composto de marketing, constituindo o conjunto de medidas destinadas a fazer com que os produtos e serviços atinjam os segmentos de mercado predefinidos. Os elementos-chave da ativação ou composto comunicacional são a distribuição, força da vendas, promoção de vendas, publicidade, merchandising e relações públicas.
  4. Avaliação: a avaliação corresponde ao controlo da gestão de marketing que procura avaliar as principais forças e fraquezas da organização, as oportunidades e as ameaças da envolvente externa (a designada avaliação SWOT). Além destas, procura também e analisar os resultados resultantes de cada esforço de marketing considerado isoladamente ou em conjunto, a fim de corrigir eventuais falhas e racionalizar futuros processos de marketing.

Interligação entre compostos de marketing

Uma estratégia de maketing bem delineada é geralmente iniciada pela análise dos 4 A’s. Segue-se o desenvolvimento da política de marketing segundo o modelo dos 4 P’s (que define as diversas variáveis do marketing numa perspectiva mais centrada no vendedor). Finalmente a estratégia é avaliada segundo o modelo dos 4 C’s (mais centrado no cliente).

5243 Visualizações 1 Total
5243 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.