Partitura

Partitura musical: definição, objectivo, notação e diferentes tipos.

Conceito

A partitura é um registo escrito ou impresso do título, compositor e de todos os elementos da notação musical que compõem uma determinada peça ou obra musical. Tem como objectivo orientar os executantes durante a interpretação da peça ou obra. Para tal, é condição que estes compreendam a notação musical registada.

partitura

O tipo de notação varia consoante o género de música e período de composição. Por exemplo, embora no universo da música clássica estejamos habituados a uma partitura com pauta, clave, armação de clave, compasso, andamento e dinâmicas, estes elementos nem sempre foram parte da partitura: no período barroco os compositores não escreviam o andamento ou as dinâmicas porque os executantes deveriam saber como interpretar pelo conhecimento musical e experiência. E, não obstante o uso generalizado desta notação noutros géneros, existem outros sistemas, como as cifras, que indicam através de símbolos gráficos ou letras o acorde a ser executado;  são utilizadas principalmente na música popular.

Tipos de partituras

Existem diferentes tipos de partituras:

  • No caso de uma peça para um só instrumento, é simplesmente impressa do modo tradicional.
  • Parte: em obras para vários instrumentos, normalmente cada um recebe a parte que lhe compete.
  • Partitura completa: contém todas as partes intervenientes dispostas separadamente.
  • Partitura vocal: inclui todas as partes vocais de uma obra coral ou de uma ópera mas reduz as partes de uma orquestra a um acompanhamento ao piano.
  • Partitura abreviada: corresponde a uma fase da composição em que o compositor escreve a sua música dado apenas indicações de fundo da orquestra e harmonização.
  • Partitura para piano: redução para piano de todas as partes de uma obra.
  • Partitura miniatura, de estudo ou de bolso: edição em “tamanho de bolso”, que facilita o estudo ou permite seguir uma obra durante um concerto.

 

543 Visualizações 1 Total
543 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.