Compasso

Conceito de Compasso: O termo Compasso designa uma divisão métrica de um trecho musical, em que há uma regularidade de…

Conceito de Compasso

O termo Compasso designa uma divisão métrica de um trecho musical, em que há uma regularidade de tempos fortes e fracos ou um fragmento que agrupa igual número de tempos de cada peça musical. O primeiro tempo tem geralmente um peso particular.

O número de figuras que preenchem um compasso e a sua respectiva duração são indicados por uma fracção, no início da pauta, logo a depois da clave. O denominador indica qual a figura e o numerador o número de figuras por compasso. A Semibreve é representada como 1 e pode ser dividida em duas Mínimas, sendo estas por consequência representadas pelo número 2, em quatro Semínimas, representadas pelo número 4, etc.

Os compassos são separados por uma barra horizontal, chamada barra de divisão e podem ser classificados quanto ao número de unidades de tempo que o preenchem (binário, ternário, quaternário) e em compassos simples ou compassos compostos consoante a sua unidade de tempo é uma figura simples ou pontuada.

761 Visualizações 1 Total
761 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.