Compasso Composto

Definição de compasso composto.

Conceito

A expressão compasso composto designa um tipo de compasso em que a unidade de tempo é uma figura com ponto de aumentação e a subdivisão do tempo acontece em múltiplos de três. Neste caso, o denominador que define a unidade de compasso, é representada pelo número da subdivisão do tempo enquanto o numerador estabelece o número de unidades por compasso. A quantidade de tempos por compasso obtém-se pela divisão do numerador em 3 (por essa razão, os compassos compostos reconhecem-se pelo numerador 6, 9 ou 12). Um compasso simples pode ser transformado num compasso composto através da sua multiplicação pela fracção 3/2.

Por exemplo, a armação de compasso 6/8 indica que um compasso é constituído por seis colcheias, sendo que a unidade de tempo é a semínima com ponto (subdivisão do tempo em três), pelo que um compasso 6/8 possui dois tempos.

Compasso 6 8

954 Visualizações 1 Total
954 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.