Conceito
A partitura é um registo escrito ou impresso do título, compositor e de todos os elementos da notação musical que compõem uma determinada peça ou obra musical. Tem como objectivo orientar os executantes durante a interpretação da peça ou obra. Para tal, é condição que estes compreendam a notação musical registada.
O tipo de notação varia consoante o género de música e período de composição. Por exemplo, embora no universo da música clássica estejamos habituados a uma partitura com pauta, clave, armação de clave, compasso, andamento e dinâmicas, estes elementos nem sempre foram parte da partitura: no período barroco os compositores não escreviam o andamento ou as dinâmicas porque os executantes deveriam saber como interpretar pelo conhecimento musical e experiência. E, não obstante o uso generalizado desta notação noutros géneros, existem outros sistemas, como as cifras, que indicam através de símbolos gráficos ou letras o acorde a ser executado; são utilizadas principalmente na música popular.
Tipos de partituras
Existem diferentes tipos de partituras:
- No caso de uma peça para um só instrumento, é simplesmente impressa do modo tradicional.
- Parte: em obras para vários instrumentos, normalmente cada um recebe a parte que lhe compete.
- Partitura completa: contém todas as partes intervenientes dispostas separadamente.
- Partitura vocal: inclui todas as partes vocais de uma obra coral ou de uma ópera mas reduz as partes de uma orquestra a um acompanhamento ao piano.
- Partitura abreviada: corresponde a uma fase da composição em que o compositor escreve a sua música dado apenas indicações de fundo da orquestra e harmonização.
- Partitura para piano: redução para piano de todas as partes de uma obra.
- Partitura miniatura, de estudo ou de bolso: edição em “tamanho de bolso”, que facilita o estudo ou permite seguir uma obra durante um concerto.