Legato

O conceito de “legato” em música.

Conceito

Na notação musical, o termo italiano legato, em português ligado, designa a execução de uma secção de música de uma forma muito suave, com o objectivo de não se detectarem pausas perceptíveis entre as notas; o seu oposto é, literalmente, o staccato. Na partitura, é indicado através do desenho de uma ligadura de expressão, uma linha curva colocada acima ou abaixo das notas dessa passagem.

Legato

O legato é, evidentemente, executado diversamente de instrumento para instrumento. Por exemplo, nas cordas, estes passagens são tocadas com uma só arcada; no piano requer a sustentação de uma tecla até que o piano atinja a outra, frequentemente com o auxílio do pedal; na música vocal, as passagens em legato são efectuadas numa única respiração, através de uma técnica conhecida como portamento.

565 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

565 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.