Arcada

O conceito arcada em música.

Conceito

O termo arcada (do original italiano arcata) indica o estilo ou método segundo o qual o arco à aplicado à corda de um instrumento. Aplica-se, também, ao conjunto de sinais gráficos na partitura (ou dados pelo maestro), como ligaduras de arcos, pontos e sinais de direcção, que, combinados, orientam precisamente a execução de um trecho musical entre os instrumentos de arco de uma orquestra. Sendo conceitos muito semelhantes, não são exactamente a mesma coisa.

Em termos de direcção, a expressão “arcada ascendente”, ou arcata in su, indica que as notas devem ser executadas numa posição ascendente do arco (V). A expressão “arcada descendente”, ou arcata in giù, indica, logicamente, o oposto (II).

Já no que diz respeito a técnicas do arco, existem vários tipos particulares – spiccato, sautillé, stacatto, ricochet, saltato, col legno – que se distinguem pelo efeito que produzem.

413 Visualizações 1 Total

References:

Dourado, H.A. (2004). Dicionário de termos e expressões da música. Editora 34.

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

.

 

413 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.