Bandolim

Bandolim: instrumento musical de cordas; características, origem e uso nos diferentes géneros.

O instrumento

O bandolim é um instrumento de cordas, geralmente oito afinadas aos pares e beliscadas com um plectro. As suas costas são abauladas, à semelhança do alaúde, o braço possui trastes e o cravelhame é direito, embora ligeiramente inclinado em relação ao braço.

O efeito mais característico deste cordofone é o tremolo sustentado, produzido por um movimento vibratório rápido do plectro, que deverá ser de um material flexível. A afinação mais comum do violino assemelha a do violino.

bandolim

Origem do bandolim

O bandolim é um instrumento tipicamente italiano, que deriva, na realidade da bandola (mandola em italiano), um alaúde de pequeno tamanho. Durante o século XVIII, desenvolveram-se diferentes modelos em diferentes cidades de Itália, originando, deste modo, vários tipos de bandolim, por exemplo, o napolitano, o milanês, o genovês, o siciliano, etc. O modelo mais difundido hoje em dia é o napolitano.

Não obstante, a difusão do bandolim pela Europa e pela América veio a acontecer já no final do século XIX e no início do século XX. No século XX, construíram inclusive famílias do instrumento que variam em tamanho desde o soprano até ao contrabaixo. Existem, ainda, vários agrupamentos constituídos só por bandolins.

Uso em diferentes géneros

Muito associado à execução ligeira, às canções de cariz popular e folk, o bandolim é também utilizado em géneros como o rock ou jazz.

Ao mesmo tempo, salientam-se um número de obras notáveis na música erudita que incluem partes para este cordofone: «Concerto para dois bandolins e orquestra», de Vivaldi, intervenções nas óperas «Dom Giovanni» de Mozart e «Otello» de Verdi, «Quatro peças para piano e bandolim» de Beethoven, intervenções na «Serenade op.24» de Schönberg, na «Sinfonia n.º 7» de Mahler, nas «Cinco peças para orquestra» de Webern e no «Agon» de Stravinsky.

Aliás, no século XX alguns compositores notabilizaram-se por escolher o bandolim como primeiro instrumento, entre os quais Raffaele Calace e Giuseppe Anedda. Actualmente, destacam-se como executantes do bandolim Ugo Orlandi, Carlo Aonzo, Dorina Frati, Mauro Squillante e Duilio Galfetti.

342 Visualizações 1 Total

References:

Henrique, L. (1998). Instrumentos Musicais. Fundação Calouste Gulbenkian.

Mandolin. Em https://en.wikipedia.org/wiki/Mandolin#Notable_literature

The Editors of Encyclopaedia Britannica (nd). Mandolin. Em https://www.britannica.com/art/mandolin

342 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática