O instrumento
O bandolim é um instrumento de cordas, geralmente oito afinadas aos pares e beliscadas com um plectro. As suas costas são abauladas, à semelhança do alaúde, o braço possui trastes e o cravelhame é direito, embora ligeiramente inclinado em relação ao braço.
O efeito mais característico deste cordofone é o tremolo sustentado, produzido por um movimento vibratório rápido do plectro, que deverá ser de um material flexível. A afinação mais comum do violino assemelha a do violino.
Origem do bandolim
O bandolim é um instrumento tipicamente italiano, que deriva, na realidade da bandola (mandola em italiano), um alaúde de pequeno tamanho. Durante o século XVIII, desenvolveram-se diferentes modelos em diferentes cidades de Itália, originando, deste modo, vários tipos de bandolim, por exemplo, o napolitano, o milanês, o genovês, o siciliano, etc. O modelo mais difundido hoje em dia é o napolitano.
Não obstante, a difusão do bandolim pela Europa e pela América veio a acontecer já no final do século XIX e no início do século XX. No século XX, construíram inclusive famílias do instrumento que variam em tamanho desde o soprano até ao contrabaixo. Existem, ainda, vários agrupamentos constituídos só por bandolins.
Uso em diferentes géneros
Muito associado à execução ligeira, às canções de cariz popular e folk, o bandolim é também utilizado em géneros como o rock ou jazz.
Ao mesmo tempo, salientam-se um número de obras notáveis na música erudita que incluem partes para este cordofone: «Concerto para dois bandolins e orquestra», de Vivaldi, intervenções nas óperas «Dom Giovanni» de Mozart e «Otello» de Verdi, «Quatro peças para piano e bandolim» de Beethoven, intervenções na «Serenade op.24» de Schönberg, na «Sinfonia n.º 7» de Mahler, nas «Cinco peças para orquestra» de Webern e no «Agon» de Stravinsky.
Aliás, no século XX alguns compositores notabilizaram-se por escolher o bandolim como primeiro instrumento, entre os quais Raffaele Calace e Giuseppe Anedda. Actualmente, destacam-se como executantes do bandolim Ugo Orlandi, Carlo Aonzo, Dorina Frati, Mauro Squillante e Duilio Galfetti.
References:
Henrique, L. (1998). Instrumentos Musicais. Fundação Calouste Gulbenkian.
Mandolin. Em https://en.wikipedia.org/wiki/Mandolin#Notable_literature
The Editors of Encyclopaedia Britannica (nd). Mandolin. Em https://www.britannica.com/art/mandolin