A malvidina (ver Figura 1) é um pigmento de cor avermelhada encontrada em grandes quantidades na uva vermelha e no vinho tinto. Este pigmento pertence a um grupo de compostos designados por antocianinas.
Em soluções ácidas, este pigmento apresenta uma cor vermelha mas torna-se azul em meio alcalino.
A malvidina e as antocianinas
A malvidina é uma antocianina. As antocianinas são pigmentos que conferem variedades de cor vermelha a uva vermelha (Vitis vinifera) e laranjas de sangue (Citrus sinensis).
As antocianinas possuem potencial atividade quimiopreventiva, além de sua atividade antioxidante.
Diversos tipos de antocianinas da uva são transferidos para o vinho, conferindo sabor e cor.
As antocianinas são um grupo de pigmentos solúveis em água pertencentes à família de compostos flavonóides que conferem cor a flores, frutos e sementes com diversas funções:
- Atrair polinizadores para dispersar sementes no caso.
- Proteger contra danos causados pela luz UV.
- Na defesa da planta, protegendo contra o ataque de agentes patogénicos.
Como as antocianinas (a par com os carotenoides) conferem grande parte da cor e do sabor das frutas e legumes, elas são geralmente componentes da dieta humana.
De fato, as antocianinas são consideradas agentes que protegem contra o stress oxidativo, doenças cardíacas coronárias, certos tipos de cancro e outras doenças relacionadas com a idade. Pelo menos parte destas presumíveis características de promoção da saúde podem ser atribuídas às propriedades antioxidantes destes compostos cuja estrutura química parece ideal para a eliminação de radicais livres.
References:
- Malvidin. (n.d.). Retrieved October 17, 2017, from https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Malvidin#section=Top
- (n.d.). Retrieved October 17, 2017, from http://www.phytochemicals.info/phytochemicals/malvidin.php