Pigmento

Conceito de Pigmento

Um pigmento é uma substância que absorve seletivamente em determinado comprimento de onda e apresenta uma cor característica.

Os pigmentos possuem diversas aplicações industriais e artísticas. Os pigmentos são utilizados para a pintura de quadros, paredes, plásticos, tecidos, alimentos e cosméticos.

Na Biologia, a cor dos pigmentos fotossintetizantes depende das faixas do espetro de luz visível em que absorvem ou refletem. A cor que podemos observar está relacionada com a cor da luz refletida e com o espetro de absorção do pigmento. A clorofila absorve luz na zona espetral do vermelho e do violeta, e reflete a luz da zona espectral verde. A clorofila é responsável pela cor verde de grande parte dos vegetais. Existem dois tipos de clorofila nas células fotossintetizantes, em particular a clorofila b nos vegetais superiores ou a clorofila c em algumas algas. A clorofila a é geralmente presente em conjunto com uma das anteriores, exceto nas células bacterianas. A diferença entre as diferentes clorofilas baseia-se na faixa do espetro de luz visível em que absorvem com mais intensidade.

1627 Visualizações 1 Total
1627 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.