Apresentação da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo
A Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo é uma das cinco áreas regionais de turismo de Portugal, em que cada uma das quais inclui toda a área abrangida por cada uma das respetivas cinco unidades que constituem o nível II da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS II). Aquando da revisão administrativa efetuada em 2013, esta passou a ser a maior das regiões turísticas portuguesas em área geográfica, abrangendo os distritos de Beja, Évora Portalegre e parte dos distritos de Setúbal e de Santarém. Está delimitada a norte pela Região de Turismo do Centro, a sul pela Região de Turismo do Algarve, a este por Espanha e a oeste pela Região de Turismo de Lisboa e pelo Oceano Atlântico.
Desde o início do século, a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo é uma das que mais tem crescido ao nível de entrada de turistas, e são várias as publicações internacionais que colocam esta região no top das regiões a visitar quer pelas suas paisagens de grande diversidade, quer pelas suas cidades e vilas repletas de história, quer pelas suas gentes, quer ainda pela sua gastronomia.
Em termos de paisagens e património natural destaca-se a sua costa com vastíssimos areais e um clima excelente para fazer praia, as planícies alentejanas povoadas de sobreiros, azinheiras, enormes campos agrícolas e os belos ‘montes alentejanos’ localizados no topo das colinas, a gigantesca lezíria ribatejana atravessada pelo Tejo, ou ainda a belíssima serra de São Mamede localizada na nordeste da região.
Relativamente ao património arquitetónico, a região destaca-se pelas numerosas cidades e vilas históricas, excelentemente preservadas e com inúmeros monumentos, como é o caso de Évora, Elvas, Mértola, Marvão, Monsaraz, Arraiolos, Évoramonte, Vila Viçosa ou Estremoz. A não perder também as cidades de Santarém com as suas inúmeras Igrejas góticas e a esplêndida vista sobre a lezíria, Beja e o seu belo castelo, Santiago do Cacém com a Villa Romana de Miróbriga, Portalegre e o seu centro histórico, Moura e toda a zona envolvente ao castelo.
Outro património riquíssimo da região é a sua gastronomia que junta os produtos regionais como o pão, o azeite, a carne de porco ou a carne do borrego, o peixe, os enchidos e as incontornáveis ervas aromáticas. Dos pratos mais icónicos salientam-se no Alentejo a açorda alentejana, o ensopado de borrego, a sopa de cação, a sopa de beldroegas, a sopa de tomate, ou a carne de porco à alentejana, e no Ribatejo a sopa da pedra, a sopa de peixe, a açorda de sável, as migas de pão de milho, o cabrito assado ou a cachola de porto. Destaque ainda para os queijos com vastíssima variedade, os vinhos alentejanos e os vinhos ribatejanos e os enchidos de carne de porco.