Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra do Laboreiro situa-se no norte de Portugal, no concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo. Esta serra é muitas vezes conhecida por planalto de Laboreiro, onde se situa a freguesia de Castro Laboreiro. Insere-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Caracterização da Serra do Laboreiro
É por vezes apelidada de planalto do Laboreiro ou planalto de Castro Laboreiro, uma vez que a zona mais alta da serra tem um relevo de formas arredondadas e declives suaves, comparativamente com as serras existentes nas proximidades, nomeadamente a Serra da Peneda. Contudo, apesar do pouco relevo, existe um ganho de altitude de cerca de 400 metros desde o centro de Castro Laboreiro até ao cume do Giestoso. O Giestoso é o ponto mais elevado e proeminente, atingindo 1336 metros de altitude e uma proeminência topográfica de 339 metros. Dada a magnificência das paisagens e a beleza natural, o Giestoso é um dos locais mais atrativos do concelho de Melgaço. Além do Giestoso, esta serra tem também relevos mais acentuados junto aos vales. Das zonas de relevo mais acentuado destaca-se a área da Pena de Anamão, a sul da parte central.
Com 1336 metros de altitude, é a mais alta do concelho de Melgaço, a quarta mais alta do distrito de Viana do Castelo e a 29ª montanha mais alta de Portugal Continental. Em termos de proeminência topográfica, ocupa o primeiro lugar no concelho, o 7º no distrito e o 32º a nível nacional.
Nesta serra nasce o rio Castro Laboreiro, ou simplesmente Laboreiro. O rio nasce na vertente oeste da serra, a cerca de três quilómetros a Leste da Branda de Portos. Ao infletir para sul, marca os limites entre esta serra e a Serra da Peneda. O rio desagua no rio Lima, junto à povoação do Lindoso.