Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
As Termas de Carvalhelhos também são conhecidas por Caldas Santas de Carvalhelhos. Localizam-se na freguesia de Beça, no concelho de Boticas. Estão a apenas 26 quilómetros da estância termal de Vidago e encontram-se a 800 metros de altitude.
Acredita-se que as termas fossem conhecidas pelos romanos, uma vez que se localizam no sopé de um castro pré-romano. Em meados do século XIX uma pastora descobriu neste local águas com propriedades medicinais. Diz a lenda que a pastora terá lavado os pés em chaga nestas águas e ficou curada.
O alvará de concessão de exploração para o seu aproveitamento termal foi concedido em 1915 à empresa das Caldas Santas de Carvalhelhos. Além do balneário termal, a estância tem uma estação de engarrafamento de águas. As águas são comercializadas desde 1915 sob a marca Carvalhelhos.
Esta é uma zona de grande beleza natural, sendo envolta pelo parque das serras do Barroso.
Os tratamentos termais neste local estão temporariamente suspensos.

A temperatura da água é de cerca de 22ºC e o pH é de 7,9.
Características das águas das Termas de Carvalhelhos
As águas das Termas de Carvalhelhos são francamente mineralizadas, bicarbonatadas sódicas fluoretadas e levemente radioativas. A temperatura da água é de cerca de 22ºC e o pH é de 7,9.
As águas termais têm como principais indicações terapêuticas afeções do aparelho circulatório, do aparelho digestivo, doenças alérgicas e da pele.