Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra Amarela localiza-se no Minho, entre a serra do Gerês e a serra do Soajo. Integra o sistema montanhoso da Peneda-Gerês e divide-se entre os concelhos de Ponte da Barca e Terras de Bouro, no distrito de Viana do Castelo. Atinge os 1361 metros de altitude e é a nona maior elevação de Portugal Continental. Integra-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A norte é cercada pelo rio Lima e a sul pelo rio Homem.
Anualmente realiza-se nesta serra a Serra Amarela SkyMarathon, um evento de atletismo que atrai milhares de participantes de vários pontos do mundo.
Caracterização da Serra Amarela
A Serra Amarela é uma montanha áspera, uma característica que se associa ao seu nome: Amarela. Etimologicamente, a palavra significa “amargo”, “duro”. O seu ponto mais alto localiza-se a 1361 metros de altitude, na Louriça.
É constituída principalmente por granitos, mas também existe uma faixa estreita com xistos e metagrauvaques.
A serra mantém muitas características da humanização e presença humana. Exemplo disso são as mariolas, marcas dos pastores aquando da guarda dos animais na serra. As mariolas são usadas atualmente como marcas de sinalização para indicar o caminho do trilho pedestre. No Chã do Salgueiral existem também vários vestígios edificados, nomeadamente as casarotas e a trincheira, onde se fazia a defesa da fronteira Portela da Amarela.
No sopé da serra foi construída a barragem de Vilarinho das Furnas. A construção desta barragem, em 1971, levou à submersão da aldeia com o mesmo nome.
O clima caracteriza-se por ser fresco no verão e por invernos rigorosos. A precipitação é muito abundante. Em termos de flora destacam-se os matos secos dominados por urzes e tojos e matagais dominados por giestas. Da fauna fazem parte 235 espécies de vertebrados. Ao nível dos mamíferos pode observar a cabra-montês, o corço, o lobo.
Dados Gerais
Altitude máxima: 1361 metros
Localização: Portugal
Cordilheira: Sistema Peneda-Gerês