Ponte Vasco da Gama

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Ponte Vasco da Gama é uma ponte atirantada localizada sobre o estuário do rio Tejo e que liga Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém. Com 12,3 quilómetros de comprimento é a mais longa da Europa Ocidental, a segunda mais longa da Europa e uma das maiores pontes do mundo. A Ponte Vasco da Gama foi inaugurada a 29 de março de 1998.

vasco-da-gama-bridge-992721_1920

A ponte foi construída com o objetivo de ser uma alternativa ao congestionamento da Ponte 25 de Abril, mas também para evitar que o trânsito que se desloca entre o norte e o sul do país atravessasse o interior da capital portuguesa.

História da construção da ponte

O processo de construção da ponte iniciou-se com um estudo ambiental elaborado no primeiro semestre de 1994 com vista a perceber o impacte ambiental da obra. Com base neste estudo a zona de proteção especial na margem sul foi ampliada em cerca de 12 mil hectares. Posteriormente, na margem norte foi necessária a construção de duas galerias subterrâneas em betão armado para desviar a água de abastecimento à rede de Lisboa e para substituir as linhas aéreas de alta tensão.

De forma a realizar trabalho simultâneo em várias frentes os cerca de 18 quilómetros da travessia foram divididos em setores de construção. No início de 1995 foram instalados oito estaleiros a partir dos quais se desenvolveram processos construtivos. Os primeiros elementos em betão foram colocados em julho desse ano.

Na margem norte o nó de Sacavém e da Portela ficou a cargo da Bento Pedroso Construções, H. Hagen e Teixeira Duarte. O viaduto norte ficou sob responsabilidade da Teixeira Duarte e em 1995 começaram a ser erguidos os 10 pilares para apoiar um tabuleiro com 488 metros de comprimento. O viaduto Expo ficou a cargo da Campenon Bernard SGE, com 12 pilares de betão de altura variável com uma extensão de 672 metros. A ponte principal é um estrutura de betão atarantada por cabos às torres principais. O vão central tem 420 metros e os vãos laterais têm 203 metros. As torres centrais medem 150 metros de altura e o tabuleiro está 47 metros acima do nível da água. O viaduto central tem 6351 metros e a sua construção foi feita aplicando sobre 81 pilares duplos vigas pré-fabricadas com 78 metros de comprimento. Este viaduto tem 2200 toneladas de peso. O viaduto sul tem 3825 metros de comprimento e é constituído por um tabuleiro duplo com vãos de 45 metros.

A ponte foi projetada para suportar velocidades do vento de 250 km/h e resistir a um sismo de 4,5 vezes mais forte do que o Terramoto de Lisboa de 1755.

A ponte Vasco da Gama teve um custo total de 897 milhões de euros e durante 18 meses trabalharam mais de 3300 pessoas na sua construção.

Este ex-libris da engenharia homenageia Vasco da Gama, o navegador português.

Inauguração da Ponte Vasco da Gama

Três anos após o início dos trabalhos de construção a Ponte Vasco da Gama foi inaugurada, numa cerimónia que aconteceu a 29 de março de 1998. A inauguração aconteceu do lado do Montijo, com várias personalidades portuguesas.

Uma semana antes da inauguração oficial da ponte foi realizado um evento que juntou cerca de 15 mil pessoas. Este evento correspondeu a uma feijoada, servida numa mesa com cinco quilómetros de extensão e que bateu um recorde do Guinness.

93 Visualizações 1 Total
93 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.