Ponte de São Gonçalo

Apresentação da Ponte de São Gonçalo: ex-libris arquitetónico do concelho de Amarante

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Ponte de São Gonçalo localiza-se na União de Freguesias de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão, no concelho de Amarante, no distrito do Porto, em Portugal. A ponte sobre o rio Tâmega, em conjunto com a Igreja e Convento de São Gonçalo, é o ex-libris da cidade. 

Está classificada por Monumento Nacional desde 1910.

História da Ponte de São Gonçalo

Acredita-se ter existido neste local uma antiga ponte romana, uma vez que este é o traçado da estrada romana que passaria em Amarante. A tradição local refere que por volta de 1250 o beato Gonçalo de Amarante terá construído/reconstruído esta ponte com esmolas por ele obtidas. A primeira ponte desmoronou-se na sequência de uma cheia a 10 de fevereiro de 1763. 

Em 1782 foi iniciada a reconstrução da ponte com um projeto de Carlos Amarante. Foi aberta ao trânsito em 1790. Da primeira ponte permanece a imagem gótica de Nossa Senhora da Piedade, conhecida por Senhora da Ponte. Esta imagem está num recanto da igreja, voltada para a ponte. 

A Ponte de São Gonçalo foi palco de lutas durante 14 dias em 1809 entre os soldados do General Silveira contra as tropas napoleónicas. Uma lápide numa das pirâmides assinala esse acontecimento. 

Ponte de S. Gonçalo em Amarante

Por António Amen, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16744023

Características

A Ponte de São Gonçalo é um exemplar de arquitetura civil em estilo barroco e neoclássico. O tabuleiro de perfil horizontal assenta sobre três arcos desiguais em volta redonda, em que o central é o maior. O parapeito da ponte assenta numa cornija tubular e lavrada. Daqui partem os pilares reforçados por contrafortes a montante e a jusante. Como coroamento superior dos contrafortes, abrem-se no tabuleiro quatro varandins semi-circulares com bancadas de cantaria. Em cada topo a ponte tem dois pares de coruchéus barrocos facetados e assentes em pequenas esferas.

43 Visualizações 1 Total
43 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.