Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Ponte da Arrábida é uma ponte em arco localizada sobre o rio Douro. A ponte liga a cidade do Porto à cidade de Vila Nova de Gaia. Durante algum tempo tinha o maior arco em betão armado do mundo, com um vão de 270 metros.
A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte a conectar o Porto e Vila Nova de Gaia a ser construída para circulação rodoviária. É uma das seis pontes entre as duas cidades: Ponte D. Maria Pia, Ponte Luís I, Ponte da Arrábida, Ponte de São João, Ponte do Freixo e Ponte do Infante.
A ponte distingue-se ainda pelo facto de ser a única sobre o Douro totalmente projetada e construída por técnicos e empresas portuguesas.
Atualmente é possível subir a Ponte da Arrábida e ter uma fantástica vista sobre as duas cidades e sobre o rio Douro. São um total de 262 degraus. Este é o único arco da Europa aberto a visitantes.
História da Ponte da Arrábida
Desde os anos 30 que se verificava a necessidade de criar ligações alternativas às duas pontes existentes sobre o Douro, dado o crescente fluxo na circulação viária. Em março de 1952 a Junta Autónoma de Estradas adjudicou a elaboração dos projetos ao engenheiro Edgar António de Mesquita Cardoso. O projeto foi aprovado em 1955.
As obras da Ponte da Arrábida iniciaram-se em março de 1957. Na sua construção foram gastas 20 mil toneladas de cimento, 58.700 m³ de betão armado, 2250 toneladas de aço nos varões e 2200 toneladas de aço laminado.
A inauguração aconteceu a 22 de junho de 1963. A 23 de maio de 2013 a ponte foi classificada como Monumento Nacional.
Características gerais
- Comprimento total: 614,60 metros
- Largura: 26,50 metros
- Comprimento do vão: 270 metros e 52 metros de flecha
- O arco é constituído por duas costelas ocas paralelas de 8 metros de largura