Teodorico, O Grande nasceu em 454 d. C., na província romana da Panónia, nas margens do Lago Neusiedl, na região que actualmente é considerada como Áustria. Não se sabe ao certo qual dos reis Ostrogodos foi o pai de Teodorico, mas a historiografia aponta para Teodomiro, outra corrente defende que seria filho de Valamiro, certo é que a sua mãe era Erelieva.
Num tratado celebrado entre Teodomiro e o Imperador Leão I do Império Romano do Oriente, Teodorico foi viver para Constantinopla, como forma dos romanos orientais garantirem a obediência dos Ostrogodos. Na capital imperial aprendeu muito sobre as tácticas militares romanas e administração local e central. Os Imperadores Leão I primeiramente, e Zenão I posteriormente, trataram com respeito e cordialidade o futuro governante Ostrogodo, tornaram-no mestre dos soldados e cônsul. Por ventura com esta primazia dada a Teodorico, pretendiam garantir a obediência dos Ostrogodos quando este fosse Rei.
Aos vinte anos de idade tornou-se Rei dos Ostrogodos (474), ficando este povo federado ao Império Romano do Oriente, futuro Império Bizantino. Mas esta aliança era frágil, os Ostrogodos pretendiam mais do que aquilo que Zenão estava disposto a dar.
Foi celebrado um acordo entre o Imperador Bizantino e o Rei Ostrogodo, em que estes poderiam avançar e conquistar a Península Itálica em nome de Zenão. Em 476 Odoacro, havia deposto o último Imperador Romano do Ocidente, e não cumpria o acordo com o Império Oriental de respeito pelos romanos na Península Itália, e reconhecimento da soberania dos territórios bizantinos. Embora Odoacro fosse Vice-rei dos bizantinos, agia com total independência e não respeitava o Império.
Zenão viu os Ostrogodos como a solução para todos os problemas. Acordou com os Ostrogodos que podiam fixar-se na Península Itálica, respondendo assim também às aspirações territoriais deste povo, e solucionando a questão de Odoacro.
Em 488 Teodorico, O Grande invade a Itália, durante cinco anos combate ferozmente Odoacro, após intensos combates é celebrado um acordo entre Teodorico e Odoacro, no banquete que celebrava este acordo, o Rei Ostrogodo mata com as próprias mãos Odoacro, tornando-se assim o único governante da Itália em 493.
Pela conquista deste espaço territorial e formação do reino Ostrogodo, ficou conhecido como Teodorico, O Grande. Assim como Odoacro era Vice-rei do Imperador Bizantino e agia com total independência de Constantinopla, mas respeitava os cidadãos romanos e territórios bizantinos.
Também marcante no seu reinado, foram os confrontos com o Rei Franco Clóvis I, pela ambição deste em governar tanto os Visigodos como os Ostrogodos.
Era um governante que privilegiava a cultura romana, via-se como um defensor desta cultura. Religiosamente era do ramo ariano do cristianismo, o que provocou algum mal-estar com o Imperador Justino I.
Morreu em Ravena, Capital do Reino em 526, e sem a sua força e mestria militar não tardaria muito até o Reino sucumbir também, perante os avanços do Império Bizantino governado por Justiniano I, que pretendia restituir a antiga glória Imperial romana. A chamada Guerra Gótica iniciou-se em 535 e terminou em 554 com a derrota total dos Ostrogodos e anexação da península Itálica por Constantinopla.
References:
BALARD, Michel (et alii); A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D.Quixote, 1994