Sousa, António

António Sousa é um ex-futebolista nacional que brilhou nos anos 80, ao serviço de Porto, Sporting e Selecção Nacional e actual treinador de futebol.

Biografia de António Sousa

António Sousa é um ex-futebolista nacional que brilhou nos anos 80, ao serviço de Porto, Sporting e Selecção Nacional e actual treinador de futebol.

António Augusto Gomes de Sousa nasceu na cidade de São João da Madeira no dia 28 de Abril de 1957. Começou por jogar nos clubes da terra. Iniciou-se na Sanjoanense, onde esteve por duas épocas, entre 1973 e 1975, começando a jogar nessa equipa ainda com idade de júnior sendo contratado de seguida pelo Beira-Mar. Foi no clube aveirense que exponenciou as suas qualidades de médio, tornando-se um dos ídolos do clube, a par de Eusébio, e fez com que todos os clubes de topo do futebol nacional o quisessem ter nas suas fileiras. Em 1979, o director Jorge Nuno Pinto da Costa e o treinador, José Maria Pedroto, convencem António Sousa a assinar pelo projecto dos dragões e ruma às Antas. Convenceu desde logo o treinador, a direcção e os adeptos com as qualidades características do seu jogo.

Esteve no clube do Porto até 1984 e pelos azuis e brancos não ganhou nenhum campeonato durante este período, mas venceu duas Supertaças (80/81 e (82/83) e uma Taça de Portugal. Durante duas épocas representou o rival Sporting, tendo nesses anos, o Futebol Clube do Porto ganho o campeonato. Destilou em Alvalade, a mesma qualidade técnica, garra e inteligência que já fizera nos clubes anteriores. Voltou ao Futebol Clube do Porto para ser campeão nacional, europeu e mundial. Começou por vencer a Supertaça e a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1986/1987 para na época seguinte, 1987/1988, ganhar quase todas as competições onde esteve presente. Campeonato Nacional da I Divisão, Taça de Portugal, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia foram as conquistas de Sousa e dos seus companheiros numa época memorável dos dragões. Nessa temporada de 87/88, António Sousa teve uma época frutífera em jogos e golos no campeonato nacional, sendo especialmente decisivo com 12 golos em 35 jogos.

António Sousa abraçando Carlos Manuel na Selecção Nacional

António Sousa abraçando Carlos Manuel na Selecção Nacional

Na selecção nacional foi um dos mais influentes da década de 80, especialmente, por ter sido numa fase em que a selecção conseguia resultados mais favoráveis, consonantes com as exibições que protagonizavam. Sousa podia não ser das figuras mais reconhecidas da selecção mas era dos mais fiáveis e mais importantes na maneira que a selecção jogava, sendo titular indiscutível nas fases finais do Europeu de 1984, em França e o Mundial de 1986, no México. Os números desmentem a real importância e destaque de Sousa na selecção nacional portuguesa. Apenas um golo em 27 internacionalizações, entre 1981 e 1989. Nesse ano de 1989, sai do clube das Antas e ruma, novamente, ao Beira-Mar numa altura em que destilava o seu perfume futebolístico pelos relvados da mesma forma, mas a necessidade do Futebol Clube do Porto em fazer a renovação do seu plantel fez com que Sousa fosse descartado, o que o atleta não encarou de boa forma. Manteve no clube de Aveiro, a mesma regularidade exibicional que teve desde sempre, com 117 jogos pelo auri-negros no campeonato durante quatro épocas. Em 1993/1994, muda-se para o Gil Vicente por uma época, onde fez poucos jogos, retornando aos poucos às origens. Nomeadamente, em 1994/1995, à Ovarense e na sua última época enquanto jogador, na Sanjoanense, em 1995/1996. Precisamente, neste ano, faz a sua época como treinador-jogador e começa a dar os primeiros passos na direcção desportiva de um clube e onde esteve até 1997, altura em que foi convidado a ir para o Beira-Mar, levando o clube à subida do clube à I Divisão em 1997/1998 e na temporada seguinte, levou o clube aveirense à conquista da Taça de Portugal, inédito num dos clubes que mais marcou a sua carreira.

António Sousa como treinador

António Sousa como treinador

Ficou no clube até 2004, ano em que foi despedido e que o Beira-Mar acabou por descer de divisão. Voltou a estar ligado a uma despromoção no clube que esteve a seguir, Rio Ave, onde iniciou a época sem a terminar assim como no Penafiel, em 2007/2008. Voltou a fazer um jogo no Beira-Mar em 2008/2009 e regressou a profissão de treinador no Trofense, no ano de 2011/2012, último que se conhece de actividade de treinador em equipas profissionais.

712 Visualizações 1 Total
712 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática