A marcação de um golo no futebol trata-se do momento em que a bola passa por completo a linha de baliza, dentro dos postes e da barra, de forma legal.

Exemplo de golo no futebol
O objectivo de qualquer equipa num jogo de futebol é marcar mais golos do que a equipa adversária, pois é isso que define quem ganha, perde ou empata um jogo de futebol. O Conceito de Golo é, basicamente, quand0 a bola transpõe, totalmente, a linha de baliza, dentro dos postes e da barra. Para ser validado pode ser executado com qualquer parte do corpo, à excepção de mãos ou braços, por parte dos jogadores de campo. Apenas, o guarda-redes pode fazer um golo com as mãos ou braços dentro da sua própria área de grande penalidade, sendo que nesse caso, o golo é atribuído à equipa adversária. Essa acção trata-se de um auto-golo. A partir do momento que o Guarda-Redes sai da sua grande área, tem as mesmas regras que qualquer jogador de campo para fazer golo na baliza adversária.

Exemplo de quando não é golo
No futebol, os Golos podem ser obtidos em lances de bola corrida ou em lances de bola parada, como os pontapés-livre directo ou indirecto, pontapé de canto e pontapé de penalti. Ainda assim, um golo pode ser invalidado pelo árbitro se antes tiver sido infringida alguma Lei do Jogo. Se a bola entrar dentro da baliza depois de o árbitro assinalar alguma infracção, esse mesmo golo é invalidado.