Copa Libertadores da América

A Copa Libertadores da América é uma competição de clubes da América do Sul, organizada anualmente, pela CONMEBOL

A Copa Libertadores da América é uma competição de clubes da América do Sul, organizada anualmente, pela CONMEBOL. A prova assemelha-se à realização da Liga dos Campeões na Europa, pela UEFA, sendo as duas provas entre clubes de maior prestígio internacional. Aliás, até 2004, os vencedores de ambas as provas discutiam a Taça Intercontinental, prova que decidia quem era o campeão mundial de clubes. Esta prova foi substituída pelo Mundial de Clubes.

copa_libertadores_gremio_campeon_afp

História da Copa Libertadores da América

A Copa Libertadores de América teve o seu início em 1960 mas a ideia de uma competição continental entre clubes, já vem desde 1930, com a Copa Aldao e mais tarde a Copa de los Campeones. Esta competição leva o nome de Libertadores em homenagens aos heróis nacionais que lutaram pela independência dos seus países e são considerados os pais da Pátria.

Na primeira edição em 1960, dos 10 países só 7 viram o seu campeão nacional participar na prova. Equador, Perú e Venezuela não tiveram representação nesse ano, sendo que Equador e Peru já tiveram os seus campeões a participar enquanto a Venezuela só participou a participar a partir de 1964. Em 1965, o campeão colombiano não marcou presença na Copa Libertadores. As primeiras seis edições foram divididas entre Peñarol, Santos e Independiente.

Em 1966, passaram a existir 16 equipas em vez de 10, sendo que o vencedor da prova voltou a ser o Peñarol que já tinha vencido as duas primeiras edições da prova. Racing venceu a prova em 1967 para a equipa do Estudiantes vencer a Copa Libertadores nos três anos seguintes, tornando-se a primeira equipa a fazer tal feito. E só não foram 4 anos porque o Nacional de Montevideu levou a melhor na Libertadores de 1971.

Mas outra equipa argentina seguiria as pisadas do Estudiantes. Entre 1972 e 1975, o Independiente levou de vencida a Libertadores, tornando-se na altura como máximo recordista da prova. O Cruzeiro de Belo Horizonte vence a final de 1976 e perde a de 1977, frente ao Boca Juniors, que repetiria vitória no ano seguinte. Em 1979, o Olímpia do Paraguai estreia-se a vencer a prova.

Nos anos 80, Peñarol e Nacional de Montevideu, duas equipas uruguaias venceram a prova em duas ocasiões cada, com as equipas brasileiras do Grémio e do Flamengo a conquistarem a Libertadores pela primeira vez, assim como o Atlético Nacional da Colômbia, sendo o primeiro clube deste país a ganhar esta competição.

Os anos 90 começaram com o domínio da equipa brasileira do São Paulo, vencendo duas finais da Libertadores e perdendo uma terceira final frente aos argentinos do Vélez Sarsfield. Foi a década de domínio dos brasileiros, com mais vitórias do Grémio, Cruzeiro, Vasco da Gama e Palmeiras.

Os Argentinos responderam a este domínio com 4 vitórias do Boca Juniores e 1 do Estudiantes entre 2000 e 2009. Destaque para a estreia de equipas do Equador como vencedoras da Libertadores, com LDU Quito a ganhar a competição em 2008. Desde então para cá, o Brasil tem voltado a exercer a sua força no continente, com 5 vitórias. Todas elas de equipas diferentes, a saber: Internacional, Santos, Corinthians, Atlético Mineiro e Grémio que foi o último vencedor da Libertadores. Para conhecer a lista de todos os vencedores da prova, clique aqui.

Copa-Libertadores

Formato da Copa Libertadores da América

Nas primeiras edições da prova, apenas participavam os clubes campeões nacionais de cada país que compunha a prova. Em 1966, os vice-campeões já começaram a ser aceites. Desde 2000 que o formato conheceu um alargamento para ser o mais similar possível à Liga dos Campeões, passando de 20 para 32 equipas. Tal como na Champions, algumas equipas têm entrada directa na competição e outras têm que passar pela fase de qualificação. Depois, dividem-se as 32 equipas em 8 grupos com 4 equipas cada, sendo que os dois primeiros de cada grupo passam para a fase a eliminar. A partir dos oitavos-de-final, as equipas jogam eliminatórias a duas mãos sendo que os vencedores vão passando até aos quartos-de-final, meias-finais e Final. A única diferença para a Liga dos Campeões mais visível é a disputa da final a duas mãos, ao contrário do que acontece na Europa, com a final a acontecer num campo neutro a um só jogo. Os vencedores da competição ganham o direito a participar no Mundial de Clubes e na Recopa Sul-Americana.

Principais Estatísticas da Copa Libertadores da América:

Clubes com mais títulos:

  1. Independiente – 7 títulos
  2. Boca Juniors – 6 títulos
  3. Peñarol – 5 títulos

Clubes com mais participações:

  1. Nacional de Montevideu – 45 participações
  2. Peñarol – 44 participações
  3. Olimpia – 40 participações

Clubes com mais jogos:

  1. Nacional de Montevideu – 368 jogos
  2. Peñarol – 351 jogos
  3. River Plate – 324 jogos
566 Visualizações 1 Total
566 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.