Labrador Retriever (Raça de Cão)

Apresentação do Labrador Retriever (Raça de Cão): Origem, aspecto físico, personalidade e cuidados especiais.

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Labrador Retriever (Raça de Cão)

Labrador Retriever
País de origem Classificação FCI Função inicial
Reino Unido Grupo 8 – Cães levantadores e cobradores de caça e cães de água

Secção 1 – Cães cobradores de caça

Padrão nº122 – 13/10/2010

Cão cobrador de caça

 

Características Gerais
Tamanho Macho: 56 – 57 cm; Fêmea: 54 – 56 cm
Peso 25 – 35 kg
Cores Preto, amarelo ou chocolate
Esperança de vida 10 – 12 anos
Personalidade       Meigo, inteligente, ágil e obediente

Origem

labradorO Labrador Retriever (Raça de cão), também chamado Retriever de Labrador, é uma das raças mais populares do mundo oriunda do Reino Unido. Os seus antepassados são cães provenientes do Canadá que foram trazidos para a Grã Bretanha no início do século XIX.

Pensa-se que o Labrador Retriever descende, tal como o Golden Retriever, do Cão de Água de São João (St. John’s Water Dog), uma raça canina que vivia na ilha de Terra Nova e que foi considerada como extinta no início da década de 1980. Acredita-se que essa variante de tamanho menor do Terra Nova (Raça de Cão), era utilizada para recuperar as redes de pesca pelos pescadores ingleses e portugueses que aí trabalhavam desde o século XVI.

No século XIX, aristocratas ingleses aficionados da caça, o Coronel Peter Hawker e o Conde de Malmesbury, impressionados pela obediência e destreza  desses cães, levaram exemplares para a Grã Bretanha para serem criados como cães de caça.

Vários cruzamentos com outras raças caninas, nomeadamente com o Pointer, terão acontecido ao longo dos séculos para chegarmos ao Labrador Retriever que hoje conhecemos.

A raça foi oficialmente reconhecida pelo Kennel Club inglês em 1904 e pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1954.

Descrição

Apecto físico

Os cães de raça Labrador Retriever são cães de porte médio a grande e de aparência robusta. Os seus membros são musculosos e as patas são arredondadas e bem compactas.

Possuem uma cabeça larga e arredondada, um focinho recto com um stop marcado e um nariz largo. Os olhos são de tamanho médio e de cor castanha ou avelã. As orelhas, inseridas bem atrás, são de tamanho médio e portadas caídas relativamente rentes à cabeça. Quando puxadas para a frente devem atingir o canto interno do olho.

Possuem maxilares e dentes regulares e fortes que apresentam uma mordedura em tesoura perfeita, isto é, os incisivos superiores cobrem os inferiores e a face interna dos primeiros toca na face externa destes últimos.

A cauda, de tamanho médio, é muito espessa na base e afina-se progressivamente até à extremidade e está completamente recoberta por um pêlo curto, espesso e denso conferindo-lhe um aspeto de “cauda de lontra”. Pode ser portada alegremente mas nunca curvada sobre o dorso.

A pelagem é constituída por um pêlo curto e denso com um subpelo denso e impermeável. Quanto à cor, os Labrador Retriever podem ser inteiramente pretos, amarelos ou castanhos (chocolate). A cor amarela pode ir do mais claro (creme) ao ruivo da raposa. Também é possível encontrar uma mancha branca no peito.

Personalidade

Os cães de raça Labrador Retriever são muito activos, inteligentes e brincalhões. São carinhosos e muito apegados aos donos. São cães muito equilibrados emocionalmente, pacientes e dóceis sendo por isso excelentes cães de assistência, guia para cegos e de busca e salvamento. Possuem um faro excepcional pelo que também são treinados para a detecção de drogas e explosivos.

São bastante energéticos, precisam de uma boa actividade física diária e de muitas brincadeiras para se entreterem. Contudo, também têm um lado mais calmo, podendo estar deitados a observar os donos com um olhar meigo que é característico dessa raça. Adoram água e são excelentes nadadores.

Cuidados especiais

A pelagem dos Labrador Retriever necessita de uma escovagem regular de forma a eliminar o pêlo morto, principalmente durante as épocas de muda de pêlo (primavera e outono). Recomenda-se para o efeito o uso de uma escova metálica.

Os cães dessa raça têm tendência para engordar pelo que devem ter uma alimentação equilibrada e uma actividade física regular.

O Labrador Retriever é uma raça propensa a alguns problemas de saúde que incluem a displasia da anca e do cotovelo, a atrofia da retina, as cataratas e um problema que pode ser fatal e é comum a algumas raças de porte grande, a torção / dilatação gástrica.

537 Visualizações 1 Total

References:

  • Fci.be. (2011). Labrador Retriever. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/122g08-en.pdf [Accessed 28 Jul. 2018].
  • Kern, K. and Earle-Bridges, M. (2005). Labrador retrievers. Happauge, NY: Barron’s.
  • Labrador Retriever – A Complete Anthology of the Dog. (2016). Read Books Ltd.
  • Larrew, B. (2009). Labrador retrievers. Mankato, Minn.: Capstone Press.
  • Retrieverclubedeportugal.pt. (2018). Retriever do Labrador. [online] Available at: http://www.retrieverclubedeportugal.pt/racas/rl.html [Accessed 28 Jul. 2018].
537 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.