Cão de Água Português (Raça de Cão)

O Cão de Água Português (Raça de Cão), tal como o seu nome indica, teve origem em Portugal. Essa raça canina foi desenvolvida, em tempos remotos, para assistir os pescadores em toda a costa portuguesa…

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Cão de Água Português (Raça de Cão)

Cão de Água Português 
País de origem Classificação FCI Função inicial
Portugal Grupo 8 – Cães levantadores e cobradores de caça e cães de água

Secção 3 – Cães de água

Padrão nº 37 – 11/04/2008

Auxiliar de pesca e cobrador

 

Características Gerais
Tamanho 43 – 57 cm
Peso 16 – 25 kg
Cores Todas as cores são admitidas
Esperança de vida 10 – 14 anos
Personalidade       Brincalhão, inteligente e corajoso

Origemcão de água português

O Cão de Água Português (Raça de Cão), tal como o seu nome indica, teve origem em Portugal. Essa raça canina foi desenvolvida, em tempos remotos, para assistir os pescadores em toda a costa portuguesa. As suas variadas tarefas iam desde a recuperação das redes de pesca e do peixe que escapava da rede, ao auxílio dos pescadores em perigo de afogamento. Também serviam de mensageiros entre os barcos de pesca.

No início de século XX, com a modernização dos métodos de pesca, o Cão de Água Português quase desapareceu. Valeram os esforços de aficionados da raça que, com a criação do club da raça e a sua divulgação nos concursos caninos, conseguiram travar a sua extinção.

A raça foi reconhecida a título definitivo pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1977.

Descrição

Apeto físico

Os cães de raça Cão de Água Português são cães de porte médio, robustos e musculosos. Os seus membros anteriores são retos e bem aprumados e os posteriores são musculosos. As patas são planas e arredondadas e possuem membranas interdigitais.

Visto de perfil, o crânio é ligeiramente mais comprido do que o chanfro. O stop é bem marcado. Os olhos, de tamanho médio e forma arredondada, são de cor castanha ou preta. As orelhas, em forma de coração, estão inseridas acima da linha do olhos e rente à cabeça.

A cauda tem a forma de um leme sendo mais espessa na base e fina na ponta.

A pelagem, abundante e impermeável, não possui subpêlo. Existem duas variedades de pelagem, uma mais longa e ondulada e outra mais curta e encarapinhada. A pelagem é preta ou castanha, manchas brancas são admitidas no chanfro, pescoço, peito, ventre, extremidade da cauda, nos cotovelos e nas patas. Também pode ser branca uniforme.

Personalidade

Os cães de raça Cão de Água Português são brincalhões, inteligentes e muito resistentes. São ótimos cães de familia. Dão-se bem com crianças e outros animais de estimação. São exelentes nadadores e mergulhadores. Saltam espontaneamente para a água se tiverem oportunidade de o fazer.

211 Visualizações 1 Total

References:

  • Fci.be. (2009). Portuguese Water Dog. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/037g08-en.pdff [Accessed 09 Sep. 2018].
211 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática