Caniche (Raça de Cão)

O Caniche (Raça de Cão) é uma raça canina que foi desenvolvida em França. O termo ‘caniche’ vem do francês ‘cane’ que significa ‘pata’ (fêmea do pato)…

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Caniche (Raça de Cão)

Caniche
País de origem Classificação FCI Função inicial
França Grupo 9 – Cães de companhia

Secção 2 – Caniche

Padrão nº 172 – 03/11/2014

Cobro de aves aquáticas, cão de companhia

 

Características Gerais
Tamanho Grande: 45 – 60 cm; Médio: 35 – 45 cm; Miniatura: 28 – 35 cm; Toy: 24 –  28 cm
Peso 6 – 30 kg
Cores Preto, branco, castanho, cinza, alperce
Esperança de vida 12 – 15 anos
Personalidade       Leal, alegre e brincalhão

caniche

Origem

O Caniche (Raça de Cão) é uma raça canina que foi desenvolvida em França. O termo ‘caniche’ vem do francês ‘cane’ que significa ‘pata’ (fêmea do pato). Esta é uma das mais antigas raças de cães desenvolvidas especificamente para a caça de aves em meio aquático.

Tal como acontece com várias outras raças de cães antigas, a ascendência do Caniche é desconhecida. Pensa-se que o Caniche moderno é fruto do cruzamento entre diversas raças de cães de água europeias, entre elas o Cão de Água Francês (ou Barbet) e o Cão de Água Português.

No século XVIII, tornou-se num popular cão de companhia na corte francesa e é, hoje em dia, o cão de companhia mais difundido em todo o mundo.

A raça foi reconhecida a título definitivo pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1955.

Descrição

Apeto físico

Os cães de raça Caniche existem em 4 variedades dependendo do seu tamanho: grande, médio, miniatura e toy. Os seus membros anteriores e posteriores são retos, paralelos e musculosos. As patas são pequenas, ligeiramente ovais e com dedos arqueados.

O crânio é oval quando visto de cima e ligeiramente convexo de perfil. O stop é pouco marcado e o nariz bem desenvolvido com narinas abertas. Os olhos amendoados estão localizados ao nível do stop, ligeiramente oblíquos e são de cor preta, castanha ou âmbar escuro dependendo da cor do pêlo. As orelhas são bastante longas e caídas sobre as bochechas. O comprimento do pavilhão auricular deve atingir, quando esticado, o canto da boca.

A cauda possui uma inserção alta.

A pelagem é encaracolada com pêlo fino e de textura lanosa, muito encaracolada e abundante ou encordoada com pêlo fino e textura lanosa que forma pequenas cordas de pêlo com menos de 20 cm. O pêlo é de cor preta, branca, castanha, cinza ou alperce uniforme.

Personalidade

O Caniche é um cão inteligente que aprende rápida e facilmente. Apesar do seu apeto altivo (acentuado pelo Grooming) é um cão brincalhão. Gosta da companhia humana e é o companheiro perfeito para crianças. Dá-se bem com outros animais de estimação desde que tenha sido habituado à sua presença cedo. Adapta-se a qualquer ambiente, inclusivé à vida em apartamento, de momento que tenha a sua dose de exercício quotidiano.

Cuidados especiais

Deve ser escovado e penteado todos os dias e recomenda-se um a dois banhos por mês. O seu pêlo deve ser aparado a cada 5 a 8 semanas.

Alguns dos cortes mais frequentes são o leão, o moderno ou ainda o puppy. Mais do que uma simples questão de estética, o corte leão, por exemplo, tem inicialmente uma função utilitária . O pêlo cortado muito curto na parte posterior do corpo facilitava os movimentos do cão na água. O pêlo mais longo na parte superior protegia o coração e os pulmões do frio. Quanto aos pompons, serviam para proteger das silvas, presentes nos pântanos, zonas específicas do corpo.

219 Visualizações 1 Total

References:

Fci.be. (2014). Poodle. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/172g09-en.pdf [Accessed 09 Sep. 2018].

219 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática