Serra dos Candeeiros, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra dos Candeeiros localiza-se no distrito de Leiria e atinge uma altitude máxima de 610 metros. Está integrada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Caracterização da Serra dos Candeeiros

Com orientação norte-nordeste e sul-sudoeste, a Serra dos Candeeiros situa-se no distrito de Leiria, na região Centro de Portugal, nos concelhos de Rio Maior, Alcobaça e Porto de Mós, marcando a fronteira entre o Ribatejo e o Oeste. Esta serra constitui-se como um dos melhores exemplares do relevo cársico no nosso país. Em suma, apresenta formas curiosas, como por exemplo lapiez, dolinas, “polja”, vales secos, grutas e algares. De facto, as suas várias grutas constituem locais de beleza única e com uma grande importância, uma vez que são habitats favoráveis à presença de morcegos. Esta é uma zona rica em calcário de cor clara e baixa dureza, muito utilizado em tempos para a calçada portuguesa e como rocha ornamental.

A Serra dos Candeeiros, juntamente com a Serra d’Aire, é conhecida por Maciço de Porto de Mós ou Maciço Calcário Entremenho no Sistema Montejunto-Estrela. Sendo uma das primeira elevações junto à orla marítima, é um excelente local para a produção de energia eólica. Neste local existem também várias pedreiras.

Na Serra dos Candeeiros nascem os rios Alcoa, Maior, Ribeira das Alcobertas, Penegral e Lena. Esta é uma zona indicada para atividades como espeleologia e percursos pedestres. Em termos de flora existem carrascais, alecrim, carvalho-português, azinheira e oliveira e na fauna destaca-se o morcego e a gralha-de-bico-vermelho.

Os morcegos são uma das espécies presentes na Serra dos Canderiros

Dados Gerais

Altitude máxima: 610 metros

Localização: Distrito de Leiria, Portugal

Cordilheira: Sistema Montejunto Estrela

387 Visualizações 1 Total
387 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.