Agricultura Biológica

Conceito de Agricultura Biológica

A agricultura biológica (também designada agricultura orgânica ou ainda, agricultura ecológica) é um tipo de agricultura que dispensa a utilização de todo o tipo de produtos químicos quer na fertilização, quer nos tratamentos, permitindo assim a obtenção de produtos biologicamente puros e isentos de qualquer poluição agrícola, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, a preservação dos solos, a proteção ambiental e a biodiversidade. Pretende-se assim aumentar o valor nutritivo dos alimentos e simultaneamente manter um elevado grau de fertilidade do solo.

Este tipo de agricultura é, em certa medida, um regresso ao passado pois coloca de novo a ênfase na associação entre a policultura e a criação de gado, na rotação e diversidade de culturas e na utilização de fertilizantes naturais tal como o estrume em lugar de adubos químicos, o que favorece a vida microbiana e impede o surgimento de determinadas doenças.

Pilares da Agricultura Biológica

São três os pilares fundamentais em que assenta a Agricultura Biológica, nomeadamente:

  • Ecologia: através do respeito pelo funcionamento do ecossistema agrário; do recurso a práticas como rotações de culturas, adubos verdes, consociações; do combate biológico contra pragas e doenças que fomentem o seu equilíbrio e biodiversidade; interacção dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos.
  • Sustentabilidade: através da manutenção da fertilidade do solo a longo prazo, preservando os recursos naturais solo, água e ar e minimizar todas as formas de poluição; da reciclagem de restos de origem vegetal ou animal de forma a devolver nutrientes à terra; da utilização de recursos renováveis em sistemas agrícolas organizados a nível local.
  • Responsabilidade social: através da união entre os agricultores e os consumidores na responsabilidade de produção de alimentos e fibras de forma ambiental, social e economicamente sã e sustentável; da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais; da melhor valorização das produções agrícolas e uma dignificação da profissão de agricultor, bem como a possibilidade de permanecerem nas suas comunidades; da garantia aos consumidores da possibilidade de escolherem consumir alimentos de produção biológica, sem resíduos de pesticidas de síntese.
5050 Visualizações 1 Total
5050 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.