Tetrao urogallus (Tetraz)

O tetraz é uma ave da ordem dos Galliformes, também conhecida por Galo-montês. É um lagópode de grandes dimensões.

 

Tetrao urogallus (Tetraz)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Aves Galliformes Phasianidae Tetrao T. urogallus

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Escócia (Terras Altas), Alpes Pirinéus, Escandinávia, Balcãs. Pouco preocupante. Florestas e bosques. Bagas, rebentos, agulhas e coníferas. Corvos, raposas, rapinas. 3.5 anos em estado selvagem; 18 anos em cativeiro.

 

Características Físicas
Anatómicas Coroa preta. Região superior castanha. Uropígio, garganta e peito pretos. Cauda preta, arredondada e comprida. Abdómen preto com manchas brancas. Bico grosso e branco. Patas cinzentas.
Dimorfismo Sexual Macho maior do que a fêmea. Diferenças no padrão e coloração das penas.
Tamanho Macho: 82-90 cm; Fêmea: 58-64 cm.
Peso 4-6.5 kg.

 

 

O tetraz é uma ave da ordem dos Galliformes, também conhecida por galo-montês. É um lagópode de grandes dimensões. O macho é preto com a região do dorso e das asas em tom de castanho. Exibe a cauda em leque abrindo-a durante a corte nupcial. Tem barba e uma carúncula (prega carnuda) vermelha ao redor da região ocular. O seu temperamento é agressivo. A fêmea é mais pequena do que o macho e exibe um padrão listrado com tonalidades de castanho e peito cor de laranja.

O tetraz organiza-se em colónias até 10 indivíduos e a vocalização constitui-se por uma série de cliques com terminação em pop. Também cucurita como os galos. O voo é directo e vigoroso. Também pode planar. Pousa em campo aberto, na vegetação ou no solo, e caminha.

Comportamento reprodutivo

Esta ave constrói o ninho numa depressão resguardada no solo. Efectua uma postura por ano entre os meses de Abril a Junho, e coloca entre 5 a 8 ovos castanho-amarelados, manchados de vermelho. O período de incubação dura entre 26 a 29 dias. As crias nascem com penugem e já activas. O seu primeiro voo efectua-se entre a 2ª e a 3ª semana de vida.

 

 

1255 Visualizações 1 Total

References:

  • Gooders, John. (2003). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Temas e debates, 4ª Edição.
  • Bruun, Bertel. (1993). Aves de Portugal e Europa. FAPAS.
  • BirdLife International. 2012. Tetrao urogallus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T22679487A40101999. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2012-1.RLTS.T22679487A40101999.en. Downloaded on 11 December 2015.
1255 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.