Poluição térmica

A poluição térmica é definida como um aumento ou arrefecimento repentino da temperatura de um corpo de água por acção humana.

A poluição térmica é definida como um aumento ou arrefecimento repentino da temperatura de um corpo de água por acção humana. As principais causas deste tipo de poluição são as descargas de efluentes industriais a uma temperatura superior à do meio aquático atingido e a libertação de águas de torres de arrefecimento originárias de centrais eléctricas ou nucleares.

As consequências primárias e principais deste tipo de poluição são o choque térmico, a alteração da concentração de oxigénio dissolvido na água e a redistribuição dos organismos da comunidade aquática afectada. Quando a temperatura da água aumenta, a concentração de oxigénio diminui prejudicando a comunidade aquática, havendo mesmo várias espécies de peixes que não conseguem reproduzir-se a temperaturas mais elevadas. Este aumento de temperatura pode originar a substituição de algas verdes e diatomáceas por cianobactérias, sendo que a elevada concentração destes organismos deteriora a qualidade da água através da libertação de substâncias tóxicas. Ademais, a temperatura alta limita a dispersão do oxigénio em águas mais profundas, provocando condições anaeróbias. A poluição térmica pode também causar um aumento da taxa metabólica dos animais aquáticos, resultando num consumo maior de recursos num tempo mais curto, podendo originar um decréscimo dos recursos disponíveis, originando por sua vez um decréscimo da população. As alterações no meio aquático podem levar ao desaparecimento de espécies menos tolerantes e resistentes, sendo substituídas por outras espécies mais tolerantes à temperatura mais elevada. Isto leva a uma diminuição da biodiversidade. Finalmente, as variações bruscas de temperatura associadas às operações de centrais de energia podem matar os peixes por choque térmico. Porém, as consequências da poluição térmica não se limitam à libertação de água quente, a libertação de água a temperatura inferior à temperatura do meio aquático também têm consequências a nível da população dos organismos aquáticos e da produtividade do rio.

A poluição térmica pode ser controlada através do uso de lagoas e torres de arrefecimento e cogeração. As lagoas de arrefecimento têm como o objectivo o arrefecimento da água através da evaporação, convecção e radiação. A água quente é bombeada para uma extremidade do tanque e na outra extremidade a água arrefecida é removida, sendo que o calor é dissipado da lagoa para a atmosfera. Nas torres de arrefecimento, o calor residual é transferido para a atmosfera através da evaporação e transferência de calor. A cogeração é um processo onde o calor residual é aproveitado para outros fins, como por exemplo, aquecimento industrial e doméstico.

1806 Visualizações 1 Total

References:

  • Dodds, W. K. (2002). Freshwater Ecology- Concepts and Environmental Applications. California: Academic Press.
  • Coutant, C. C. (1967) Thermal pollution, biological effects. Journal of the Water Pollution Control Federation, Annual Review
1806 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.