Phoenicopterus ruber (Flamingo)

O flamingo (Phoenicopterus ruber) é uma ave pertencente à ordem dos Phoenicopteriformes. É uma espécie de habitats aquáticos, que se distingue pelo tom rosado da sua plumagem.

Caracterização de Phoenicopterus ruber (Flamingo)

O flamingo (Phoenicopterus ruber) é uma ave (ver tetrápode) pertencente à ordem dos Phoenicopteriformes. É uma ave que ocupa habitats aquáticos, com patas longas de tom rosado e pescoço muito comprido. Todo o animal (ver metazoário) exibe uma tonalidade branca-rosada, sendo que, quando as suas longas asas se encontram abertas, é possível observar uma coloração de um rosa mais vivo na região mais anterior e um tom preto nas penas de voo.

Características físicas

O flamingo apresenta uma cor branco-rosada na coroa, na parte superior do corpo, no uropígio, na cauda, na garganta, no peito e no abdómen. As asas têm uma tonalidade carmesim e a cauda é arredondada e curta. As patas são muito longas e rosadas, e o bico curto é cor-de-rosa com a extremidade preta encurvada para dentro. Os juvenis são mais brancos do que os adultos e apresentam uma cabeça cinzenta.

Comportamento

Trata-se de um animal gregário (organiza-se em grupo) que pode constituir colónias que chegam a ser compostas por milhares de indivíduos. Forma bandos de elevadas densidades tanto quando se alimenta como quando se encontra em época reprodutiva (ver reprodução sexuada).

Efectua um voo laborioso durante o qual, tanto o pescoço como as patas se esticam, descaindo ligeiramente. A vocalização do flamingo é semelhante à de um ganso (ver ganso-patola e ganso-do-egipto).

Na altura da reprodução, constrói os seus ninhos em pequenos montes de lama. Efectua uma postura anual entre os meses de Maio e Junho. Coloca um ovo (às vezes dois) branco com manchas esverdeadas (ver ovíparo). O período de incubação tem a duração de 28 a 32 dias, período após o qual as crias nascem activas e cobertas de penugem. Efectuam o seu primeiro voo aos 78 dias de vida.

 

Phoenicopterus ruber (Flamingo)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Aves Phoenicopteriformes Phoenicopteridae Phoenicopterus P. ruber

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Costa africana, Mediterrâneo, Ásia, Índia, E.U.A., Caraíbas, Iucatão. Ocorre nas zonas húmidas portuguesas ao longo do ano. Pouco preocupante. Estuários e lagoas salgadas. Insectos e crustáceos (ver Arthropoda) Abutre (ver abutre-preto), raposa, texugo e javali. Cerca de 25 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Apresentam um tom branco-rosado e asas carmesim. Cauda curta e redonda. Bico rosa com extremidade preta. Patas longas e rosas.
Dimorfismo Sexual Machos maiores do que as fêmeas. As fêmeas completam a plumagem de adulto mais cedo do que os machos.
Tamanho 125-145 cm.
Peso 2.1-4.1 Kg.
1891 Visualizações 1 Total

References:

  • Gooders, John. (2003). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Temas e debates, 4ª Edição.
  • Bruun, Bertel. (1993). Aves de Portugal e Europa. FAPAS.
  • on-line: BirdLife International. 2012. Phoenicopterus ruber. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T22729706A40701539. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2012-1.RLTS.T22729706A40701539.en. Downloaded on 03 April 2016.
  • on-line: Meziani, A. 2011. “Phoenicopterus ruber” (On-line), Animal Diversity Web. Accessed April 03, 2016 at http://animaldiversity.org/accounts/Phoenicopterus_ruber/
  • on-line: http://www.avesdeportugal.info/phoros.html
1891 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.