Infrutescência

Conceito de infrutescência

Infrutescência é a denominação atribuída às estruturas formadas por um conjunto de pequenos frutos unidos a um eixo central. Outra designação para infrutescência é fruto agregado. Cada um destes pequenos frutos teve origem numa flor diferente, consequentemente resulta da fecundação de diversos ovários independentes.

Admite-se que a fecundação que dá origem às infrutescências ocorreu numa inflorescência, isto é, numa estrutura onde se podem encontrar diversas flores agrupadas como se formando uma única flor.

As infrutescências desenvolvem-se em função de um eixo central, podem encontrar-se ligadas a um eixo lenhoso ou podem desenvolver-se em função de um eixo oco. No entanto, numa infrutescência, os vários frutos produzidos encontram-se unidos por um tecido carnudo.

O seu aspecto e tamanho variam consoante a espécie que lhe deu origem. Estas estruturas podem assemelhar-se a gomos todos ligados e muito unidos, como é o caso do abacaxi.

Muitas vezes as infrutescências assumem o tamanho que a inflorescência tinha, pode também desenvolver-se englobando as inflorescências.

Exemplos de infrutescências:

  • Sorose – o exemplo mais típico é o ananás, neste tipo de infrutescências ocorre a formação de uma estrutura carnuda onde se encontram inseridas todas as partes da inflorescência.
  • Sícone – o exemplo mais típico destas estruturas é o figo. A estrutura principal é o recetáculo onde estavam inseridas as inflorescências, trata-se de uma estrutura globosa ou piriforme, oca, perfurada no cimo.

Assim como ocorre com os frutos, muitas infrutescências são vendidas sob a designação de fruta, alguns exemplos de infrutescências muito conhecidas são o abacaxi (na parte exterior do fruto é possível visualizar o que resta dos estames da flor), o mesmo ocorre com o figo, cujas pequenas grainhas que se encontram no interior são o verdadeiro fruto.

Devido à sua semelhança estrutural é possível que se confunda um fruto composto (fruto múltiplo) com uma infrutescência, no entanto, estes correspondem a estruturas que possuem uma origem diferente.

Um fruto composto surge devido à fecundação de uma única flor, enquanto a infrutescência tem origem na fecundação de múltiplas flores (inflorescências) que dão origem a uma estrutura composta por vários frutos pequenos.

Fonte:

Paiva, Jorge (2010). A Botânica não é difícil. Parques e vida selvagem. pp. 63-66. Consultado em: Setembro 30, 2015, em http://www.cienciaviva.pt/img/upload/A%20botanica_001.pdf

Fruit. (2015). Encyclopædia Britannica. Consultado em: Setembro 30, 2015, em http://www.britannica.com/science/fruit-plant-reproductive-body

 

Palavras-chave:

Ananas

Figo

Inflorescências

Fruto

6296 Visualizações 1 Total
6296 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.