Imunodeficiência

Conceito de Imunodeficiência: A imunodeficiência é caracterizada pela fraca capacidade ou total incapacidade do sistema imunológico para…

Conceito de Imunodeficiência

A imunodeficiência é caracterizada pela fraca capacidade ou total incapacidade do sistema imunológico para combater doenças infeciosas. Uma pessoa que tenha imunodeficiência é imunocomprometida. A imunodeficiência pode ser adquirida ou congénita. A imunodeficiência congénita ou primária é geralmente uma doença hereditária, autossómica recessiva ou ligada ao X.

A imunodeficiência adquirida pode acontecer em consequência de determinadas doenças ou processos, tais como envelhecimento, quimioterapia, desnutrição, imunossupressores, entre outros. Os imunossupressores são normalmente utilizados em pacientes que se propõem a transplante.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é uma causa particular de imunodeficiência, que causa síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Quando uma pessoa está infetada com o vírus da imunodeficiência humana diz-se que é seropositiva. O vírus da imunodeficiência humana pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem que manifeste quaisquer sintomas.

1173 Visualizações 1 Total
1173 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.