Terapia antirretroviral

A terapia antirretroviral pretende atrasar os sintomas do HIV, através de fármacos, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida.

A terapia antirretroviral pretende atrasar os sintomas do HIV, através de fármacos, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida.

Tal como o nome indica, a terapia antirretroviral pretende eliminar retrovírus do organismo do paciente, com a prescrição de fármacos para combater a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (HIV) (Martins, s.d.).

Esta terapia pretende fazer com que haja um atraso e relação aos sintomas e à progressão do vírus, que irá, em caso bem sucedido, promover a saúde e a qualidade de vida do paciente com HIV (Martins, s.d.).

Muitos são os autores que, através dos seus estudos, obtiveram ótimos resultados da terapia, entre os quais, o aumento da esperança de vida dos pacientes, ao longo do tempo (Rossi, Maluf, Carvalho, Ribeiro, & Battaglin, 2012).

No entanto, os estudos sobre o HIV demonstram que não podem ser todos os pacientes portadores a submeter-se à terapia antirretroviral, uma vez que não respondem todos de forma positiva ao tratamento, sendo que, em alguns caos, o riso pode ser grande e desenvolver a resistência aos mesmos (Martins, s.d.).

Algumas das contraindicações a esta terapia, prendem-se também com o diagnóstico tardio da mesma, cujo início do tratamento e hospitalização não precoces, levaram ao aumento do risco de transmissão (Rossi, Maluf, Carvalho, Ribeiro, & Battaglin, 2012).

 No entanto, os mesmos estudos verificaram que estatísticamente é mais comum que estes casos aconteçam em indivíduos com baixo nível sócio económico (NSE) e entre classes de adultos e jovens (Rossi, Maluf, Carvalho, Ribeiro, & Battaglin, 2012).

Conclusão

A terapia antirretroviral pretende atrasar a progressão dos sintomas do HIV, principais causas da mortalidade dos indivíduos, uma vez que comprometem a saúde e diminuem drasticamente a sua qualidade de vida. Os estudos demonstram várias benesses da adesão, contudo, é necessário que o diagnóstico e intervenção sejam o maus rápidos possível para que não haja riscos maiores para o indivíduo que adere à terapia.

242 Visualizações 1 Total

References:

242 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.