A ficoeritrina é um pigmento fotossintético presente em algas vermelhas (Divisão Rhodophyta), em algas pertencentes à ordem das Cryptomonadales (Divisão Cryptophyta) e em cianobactérias (organismos procariotas). Este pigmento fotossintético pertence a um dos quatro grupos de biliproteínas (moléculas proteicas que formam os complexos que captam a luz durante a fotossíntese) identificados na natureza e absorve o espectro da luz solar compreendido entre os 540 e os 570 nm*. Dentro dos restantes grupos de biliproteínas descritos, encontram-se as ficoeritrocianibas que absorvem o espectro de luz compreendido entre os 570 e os 595 nm, as ficocianinas que absorvem a luz do espectro na faixa entre os 610-620 nm e as aloficocianinas que absorvem a radiação entre os 650-655 nm.
A ficoeritrina é uma molécula hidrossolúvel que actua como um pigmento fotossintético acessório (pigmento que complementa o espectro de absorção de outros pigmentos fotossintéticos) durante o processo de fotossíntese que ocorre em determinados grupos de algas. É uma molécula composta por uma região proteica de estrutura hexamérica cujas cadeias alfa e beta acomodam as ficobilinas (cromóforos ou estruturas fotorecetoras) que vão captar a energia luminosa necessária à fotossíntese.
(*) nanómetros
References:
- Ruiz-Ortega, E. (2012). Obtención y purificación de Ficoeritrina mediante cromatografía de adsorción en lecho expandido. Escalado del proceso, caracterización fisicoquímica y aplicación como colorante natural.
- Torres, P. B. Análise de pigmentos fotossintetizantes e substâncias fenólicas em Gracilariopsis tenuifrons (CJ Bird & EC Oliveira) Fredericq & Hommersand em diferentes intensidades de luz (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
- Guiry, M.D. & Guiry, G.M. 2015. AlgaeBase. World-wide electronic publication, National University of Ireland, Galway. http://www.algaebase.org; searched on 26 December 2015.