Conceito de Espécies Caducifólias
Espécies caducifólias correspondem a plantas que perdem as suas folhas na época mais desfavorável. Apenas as plantas podem ser designadas por caducifólias, podendo assumir outras designações como a de planta caduca ou decídua. A queda das folhas ocorre normalmente nos meses mais frios, sem chuva e com menor luminosidade.
Uma espécie caducifólia perda as suas folhas de forma a evitar a perda de água pela evaporação. Algumas espécies ficam apenas com os seus ramos e troncos enquanto outras perdem completamente toda a sua parte aérea de forma a sobreviverem.
No caso de perderam a totalidade das suas estruturas aéreas, estas espécies desenvolveram outras estruturas, como os bolbos e os rizomas, que sustentam a planta durante o período em que se encontram dormentes.
A perda da folha pode então ser considerada uma adaptação à deficiência hídrica. Antes da queda (no outono), estas folhas perdem a sua coloração verde e passam a apresentar uma coloração avermelhada ou alaranjada, tornando as paisagens onde se encontram bastante coloridas.
As espécies caducifólias formam muitas vezes bosques que cobrem grande parte da Europa e da China, assim como parte do Continente Americano (norte, sul e centro), nas zonas temperadas. Estas espécies têm preferência por ambientes chuvosos com temperaturas amenas, no verão e com invernos frios.
Durante a época desfavorável estes bosques acumulam uma capa no seu solo devido à quantidade de folhas que caíram das copas das árvores que os compõem.
Estes solos recebem por esse motivo uma grande quantidade de matéria orgânica que os torna bastante férteis, após a decomposição da camada de folhas mortas.
O contrário de uma espécie caducifólia, que perde as folhas durante uma certa altura do ano, é uma espécie perene que nunca perde as suas folhas,mantendo-as durante todo o ano com a sua coloração verde. Estas folhas apenas morrem após o seu envelhecimento podendo cair em qualquer altura do ano.
Os carvalhos, como o alvarinho e o negral, as faias e os Aceres são algumas espécies que formam os bosques caducifólios, podendo por isso ser considerados espécies caducifólias com porte arbóreo. Outras espécies são, por exemplo, as nogueiras, bétulas, castanheiros e as tílias, assim como diversas espécies herbáceas.
Muitas outras espécies possuem um comportamento de espécie caducifólia. Em Portugal estas espécies situam-se maioritariamente no norte onde sofrem a influência do clima temperado marítimo, no entanto, muitas dessas espécies encontram-se em risco devido à intensa destruição das florestas que tem ocorrido na Europa e um pouco por todo o mundo.
Palavras-chave:
Espécies perenes
Solos férteis
Clima temperado
Bolbo
Rizoma
References:
A floresta nativa. Florestar.net Consultado em: Novembro 30, 2015, em http://www.florestar.net/floresta.html
Alcoforado-Filho, Francisco Guedes; Sampaio, Everardo Valadares de Sá Barretto; Rodal, Maria Jesus Nogueira (2003). Florística E Fitossociologia De Um Remanescente De Vegetação Caducifólia Espinhosa Arbórea Em Caruaru, Pernambuco. Acta bot. bras. 17(2): 287-303. Consultado em: Novembro 30, 2015, em http://www.scielo.br/pdf/abb/v17n2/a11v17n2
Rodai, Maria Jesus Nogueira; Nascimento, Ladivania Medeiros; Melo, André Laurênio (1999). Composição Florística De Um Trecho De Vegetação Arbustiva Caducifólia, No Município De Ibimirim PE, Brasil. Acta bot. bras. 13(1): 15-28. Consultado em: Novembro 30, 2015, em http://www.scielo.br/pdf/abb/v13n1/v13n1a03